Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

30/10/2022 | 16:40 - Atualizada em 30/10/2022 | 16:54

TRE diz que chuva causou atraso de transporte de indígenas para votar

Segundo o TRE todas as Aldeias foram atendidas, com exceção da Aldeia Ilha Grande, onde o cacique não permitiu a entrada do transporte

Redação TV Mais News

TRE diz que chuva causou atraso de transporte de indígenas para votar

Foto: Reprodução/Valdir Barranco

Indígenas da região do Xingu, em Mato Grosso, denunciaram o atraso do transporte para levá-los para locais de votação na manhã deste domingo (30).

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) comentou que o atraso aconteceu devido às chuvas que aconteceram na região. O TRE cita que todas as Aldeias foram atendidas, que a prefeitura disponibilizou 19 ônibus, sendo que 17 foram usados, que estavam destinados ao transporte dos eleitores da Aldeia Ilha Grande, não foram utilizados devido a sua dispensa por parte do seu cacique.


Confira a nota na íntegra:

Sobre a notícia que circula de que eleitores indígenas da região do Xingu em Mato Grosso estão sendo impedidos de votar por falta de logística (transporte), a Justiça Eleitoral de Mato Grosso esclarece:

O transporte de eleitores indígenas residentes na região do Xingu teve início neste domingo (30), às 07h00, com atraso devido às chuvas na região. A saída dos ônibus estava prevista para sábado (29). Ao todo, 19 ônibus foram disponibilizados pela Prefeitura, sendo utilizados 17, os outros dois, que estavam destinados ao transporte dos eleitores da Aldeia Ilha Grande, não foram utilizados devido a sua dispensa por parte do seu cacique.

A 53ª Zona Eleitoral de Querência informa que, neste domingo (30), às 07h, o responsável/tradutor que mantém contato com os caciques informou, via whatsapp, ao responsável pela logística do transporte que o cacique da Ilha Grande “disse que o pessoal já voltou para suas aldeias já. Neste caso aí, não vai ser preciso mais mandar ônibus para a Ilha Grande. Ele pediu cancelamento. Se o motorista estiver aqui na cidade, pede para ele voltar, retornar”.

A 53ª ZE ressalta ainda, que sem autorização do Cacique não é possível a realização do transporte e que, embora a rota fosse iniciar com atraso, não haveria prejuízo ao eleitor, pois aldeia situada em região ainda mais distante que a aldeia Ilha Grande foi atendida. 

Todas as Aldeias foram atendidas, advindo a votação de todos os seus integrantes, com exceção da Aldeia Ilha Grande, onde o cacique não permitiu a entrada do transporte.

A Justiça Eleitoral ressaltou que sem autorização do cacique não é possível realizar o transporte e que os atrasos não causariam prejuízos aos eleitores indígenas, pois a aldeia mais distante, Ilha Grande, também foi atendida.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet