Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

03/11/2022 | 15:22 - Atualizada em 03/11/2022 | 15:34

​TJ derruba lei estadual que atualizava valores de licitações

A lei foi aprovada pela AL e foi questionada por meio de ação direta de inconstitucionalidade

Redação TV Mais News

​TJ derruba lei estadual que atualizava valores de licitações

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por unanimidade, julgou inconstitucional uma lei estadual que altera valores para a realização de licitações. Aprovada pela Assembleia Legislativa, ela foi questionada por meio de ação direta de inconstitucionalidade, julgada no dia 20 de outubro.
 
A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal e teve como relator o desembargador José Zuquim Nogueira.
 
A ação buscava extinguir do ordenamento jurídico todos os dispositivos da Lei Estadual nº 10.534/2017, por violação ao artigo 1º, parágrafo único e artigo 10 da Constituição Estadual, e artigos 22, inciso XXVII, da Constituição Federal.
 
“Por qualquer ótica que se analise a questão, seja pela competência privativa da União para legislar sobre o assunto, seja pela edição do Decreto nº 9.412/2018 e da Lei nº 14.133/2021, a conclusão a que se chega é a de que não cabe aos Estados imiscuir-se em questões relacionadas à definição e/ou atualização de valores definidos por Lei Federal para procedimentos licitatórios”, afirmou o relator ao votar pela procedência da ação.

Assim, ficou definido o texto do acórdão afirmando que os Estados não devem tratar de questões relacionadas à definição e/ou atualização de valores definidos por Lei Federal para procedimentos licitatórios.


 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet