Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

04/11/2022 | 15:41 - Atualizada em 04/11/2022 | 15:52

Cuiabá registra 64 casos de varíola dos macacos

Segundo o boletim, Mato Grosso contabiliza um total de 112 casos da doença

Redação TV Mais News

Cuiabá registra 64 casos de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

Dados divulgados no último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta sexta-feira (04), mostram que Cuiabá concentra 57,14% dos casos de contágio pelo monkeypox, vírus responsável pela varíola dos macacos.
 
Segundo o boletim, Mato Grosso contabiliza um total de 112 casos da doença. Deste montante, 64 contágios foram notificados na Capital.

Os municípios com registros do monkeypox são: Araputanga (1); Barra do Garças (2); Cáceres (1); Campo Novo do Parecis (3); Campo Verde (1); Guarantã do Norte (1); Nova Xavantina (1); Novo Mundo (2); Poxoréu (1); Primavera do Leste (1); Rondonópolis (1); Sinop (5); Sorriso (1); Tangará da Serra (4) e Várzea Grande (23).

 

Ainda de acordo com o boletim o número de notificações descartadas da doença subiu para 130, enquanto o de suspeitas é de 19 e na classificação de ocorrências prováveis são dois casos.

Conforme o Ministério da Saúde, a principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Por isso, é extremamente importante pensarmos que, uma vez que o paciente está infectado, com o diagnóstico laboratorial concluído, esse paciente fique em isolamento e que todo seu material de roupa de cama, roupas, lençóis e objetos pessoais passem por um processo de higienização, de fervura, de lavagem com água e sabão para, dessa forma, impedir a transmissão.

 Existem atualmente duas empresas que produzem essas vacinas. Uma empresa utiliza um método de aplicação chamado escarificação e a outra por injeção intramuscular. Nós entendemos que o melhor método de aplicação é o intramuscular. O Ministério está em tratativas com a OPAS e OMS para aquisição de doses para a nossa população. Nós estamos, em uma primeira análise, trabalhando com um quantitativo de aproximadamente 50 mil doses iniciais, a depender da capacidade de produção da empresa e da capacidade de aquisição. A OPAS está em tratativas com o fabricante para que, o mais breve possível, essas vacinas estejam disponíveis
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet