Mato Grosso,
Sábado,
4 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

09/11/2022 | 08:15

Apenas 3% das crianças tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19

A aquisição de novas doses da vacina leva em conta o ritmo de vacinação e o avanço do número de doses aplicadas

Redação TV Mais News

Apenas 3% das crianças tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19

Foto: Reprodução

Dados da Secretaria Estahdfual de Saúde (SES), apontam que das 113.328 crianças com idade entre 3 e 4 anos que deveriam ser imunizadas contra a covid-19 em Mato Grosso, apenas 3.438, ou 3%, tomaram a primeira dose e 584 a segunda (0,5%). 

Especialistas falam da importância dos pais levarem os filhos para  se imunizar e apontam possíveis  consequências da não vacinação.

A virologista e epidemiologista, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel,  enfatiza que quanto à cobertura  vacinal, o país, como um todo, vive  uma situação preocupante, já que  há uma baixa procura por imunização contra doenças imunopreveníveis. “Em relação à vacina contra a covid-19 é delicado, porque a construção desse novo normal, com o  retorno das aulas, do trabalho, da  economia, se deve à vacina. E se deixarmos a cobertura vacinal cair,  podemos ter aumentando o número de  casos, de hospitalizações e óbitos”.

Ela destaca que se o cenário  atual se prolongar e a imunização continuar em baixa, a população poderá reviver cenários  mais graves, que talvez remeta  ao registrado no início da pandemia.

Em relação às crianças, frisa a importância da conscientização dos pais, uma vez que são eles que devem levar os pequenos aos  postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Lembra  que toda pessoa que sai de casa e tem convívio social, corre o risco  de ser infectada. Para aqueles que não estão vacinados, o coronavírus pode se manifestar de forma moderada à grave. “Resultando  em internação e, infelizmente,  até em óbitos, independente da faixa etária. Quando uma pessoa  de casa não está vacinada, ela coloca em risco todas aquelas com as quais ela convive”.

De acordo com o Ministério  da Saúde, a aquisição de novas  doses da vacina contra covid-19  para as crianças de 3 a 4 anos leva  em conta o ritmo de vacinação e o avanço do número de doses  aplicadas. O órgão federal informou que está em tratativas com  o laboratório para aquisição de  mais doses do imunizante para  esta faixa etária.

Com informações da A Gazeta
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet