Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

09/11/2022 | 15:15

TCU não encontra irregularidades em urnas

O resultado final está previsto para o início de 2023

Redação TV Mais News

TCU não encontra irregularidades em urnas

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) não encontrou divergências nos boletins das urnas eletrônicas que foram analisadas durante auditoria realizada no segundo turno das eleições. 

Nesta terça-feira (08) o presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas, afirmou que não houve fraude ou irregularidade nas eleições presidenciais de 2022 e que o resultado das urnas condiz com a vontade da maioria da população.

“O relatório que está sendo elaborado, mas as conclusões nós já tivemos acesso e já disponibilizamos. Existe um painel eletrônico do TCU mostrando os boletins de urna que foram auditados. O relatório indica com todas as letras que não houve qualquer divergência entre o voto que foi depositado nas urnas pelos eleitores e aquele número que foi apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral na totalização”, declarou o presidente.

O boletim é impresso pelos mesários após o encerramento da votação e afixado na porta da seção eleitoral. O documento contém o número de votos por candidato, nulos, brancos e dados sobre o equipamento de votação. 

O relatório com as informações consolidadas será anexado ao processo que trata da auditoria das eleições, iniciada em 2021, em conjunto com a Justiça Eleitoral. O resultado final está previsto para o início de 2023. 

Em julho, antes das eleições, o TCU concluiu que o sistema eletrônico de votação do Brasil é seguro e que não havia riscos relevantes para a realização do pleito.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet