Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

18/11/2022 | 12:09

Janaína Riva que a falta de alternância no comando da AL é maléfica

A tendência é que a dobradinha Eduardo Botelho (União), atual presidente, e Max Russi (PSB), primeiro-secretário, se repita

Ana Claudia Fortes

Janaína Riva que a falta de alternância no comando da AL é maléfica

Foto: Reprodução

Deputada estadual Janaina Riva (MDB) voltou a criticar as articulações para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a falta de renovação no comando do Legislativo. 

A tendência é que a dobradinha Eduardo Botelho (União), atual presidente, e Max Russi (PSB), primeiro-secretário, se repita. Hoje, Janaina ocupa a vice-presidência da Casa. Ela, que já admitiu que gostaria de se candidatar presidente da Casa de Leis, diz ter pouco poder de articulação frente a dupla Botelho-Max

Nos corredores do Parlamento Estadual, a parlamentar afirmou que, enquanto os deputados Eduardo Botelho (atual presidente) e Max Russi (primeiro-secretário) forem candidatos, é impossível que outro parlamentar dispute os prestigiados cargos da Casa de Leis.

“Eu acho muito ruim a não renovação da Mesa. Enquanto Botelho e Max puderem ser candidatos, eles vão ser presidente e secretário. Não é comigo o problema, qualquer outro deputado não consegue concorrer em condição de igualdade com os dois”, disse.

Botelho vai se reunir com os advogados da direção nacional do União Brasil em Brasília para verificar a possibilidade de disputar a presidência da ALMT pela 4ª vez. A principal preocupação do parlamentar está em torno da segurança jurídica para participar do pleito, já que 2021, Botelho foi retirado do cargo por força de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a eleição que reconduziu Botelho ao 3º mandato consecutivo daquele ano. Caso não haja nenhuma implicação, Botelho e Max devem permanecer no comando da Mesa Diretora.

Por sua vez, Janaina afirma que a falta de alternância no Poder é maléfico para o parlamento, assim como foi no período em que seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva, presidiu a AL por vários anos.

De acordo com a deputada, as decisões importantes do legislativo ficam condicionadas a aprovação dos dois. A falta de alternância no Poder é maléfico para o parlamento, assim como foi no período em que seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva. “Isso é muito maléfico para casa. Inclusive quando Botelho cita meu pai, que fez a mesma coisa, eu digo que foi ruim do mesmo jeito. A falta de renovação é ruim para Assembleia e para ele também”, finalizou
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet