Mato Grosso,
Quinta-feira,
16 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

06/12/2022 | 07:50 - Atualizada em 06/12/2022 | 08:06

Justiça marca julgamento que pode tirar Abílio da Câmara Federal

O processo foi retirado de pauta no fim de outubro, depois que o sistema eletrônico do TJMT apresentou instabilidade

Redação TV Mais News

Justiça marca julgamento que pode tirar Abílio da Câmara Federal

Foto: Reprodução

A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo julga recurso que pode relegitimar a cassação do deputado federal eleito e ex-vereador, Abílio Brunini (PL). O processo foi retirado de pauta no fim de outubro, depois que o sistema eletrônico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) apresentou instabilidade.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Márcio Vidal marcou para segunda-feira (19), o julgamento da ação que determinará o processo de cassação do ex-vereador e agora deputado federal eleito, Abílio Júnior (PL). 

Abílio teve o mandato cassado na Câmara Municipal de Cuiabá em março de 2020 por 14 votos a 11, por quebra de decoro e feriu a Lei Orgânica do Município, fato determinante para torná-lo inelegível.

Em julho ele conseguiu uma liminar que suspendesse a cassação. Nela, o de desembargador afirmou que o Legislativo Municipal não cumpriu o seu regimento interno, já que não teria observada a necessidade de ‘licença, emitida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para processar vereador’.

Com isso, ele conseguiu disputar a eleição deste ano e ser eleito como deputado federal com 87.072 votos.

Agora, caso a cassação seja mantida no julgamento que acontecerá nos próximos dias, ele perderá a cadeira na Câmara Federal.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet