Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

11/01/2023 | 17:12

Prefeito divulga número de nascimentos em 2023 e anuncia mais três UBS em VG

Kalil Baracat divulgou os números durante a inauguração da ESF Jardim Imperial

Redação TV Mais News

Prefeito divulga número de nascimentos em 2023 e anuncia mais três UBS em VG

Foto: Reprodução

Várzea Grande continua colecionando dados positivos em relação a Saúde Pública Municipal. Durante a entrega das obras de revitalização, ampliação e reforma geral da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), do Jardim Imperial, o prefeito Kalil Baracat, anunciou que apenas no dia 10 de janeiro de 2023, na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, houve 11 nascimentos.

“Em Várzea Grande, o SUS não tem fronteiras”, frisou o prefeito, apontando que em Várzea Grande a Saúde é humanizada, aberta para todos e sem nenhum custo para os pacientes. “Seis nascidos são legítimos várzea-grandenses, dois de Cuiabá, dois de Nossa Senhora do Livramento e um índio de Planalto da Serra, distante 260 quilômetros de Várzea Grande, que nasceu prematuro através de um parto cesárea, mas com toda a segurança e humanização que necessita”, disse Kalil Baracat, sinalizando que desde maio de 2021 até dezembro de 2022, foram 1.272 nascidos, ou seja, uma média de 66 nascimentos por mês ou quase 3 nascidos por dia.

A mãe Walerim Pakuiwlo Campos Kuiwra, mãe do índio nascido prematuro na Maternidade Municipal de Várzea Grande deverá receber alta médica ainda nesta semana. O nascituro se encontra internado na UTI do Hospital Pronto Socorro Municipal por ser  Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, anunciaram para 2023 a entrega de outras três UBS Unidades Básicas de Saúde, na Manga, no Jardim Maringá e no São Matheus que se encontram em obras e ainda o lançamento do processo licitatório de uma quarta unidade, desta vez no Residencial José Carlos Guimarães., que deverá estar pronta e funcionando até o início de 2024.

“A pandemia da COVID 19, nos obrigou a inverter a estratégia de planejamento e investimentos e de atuação com o reforço na Atenção Terciária, por causa de muitas internações e com prazos alongados, quando chegamos a não ter vagas de internação, principalmente nas UTIs. Agora que a pandemia está com os números de casos graves sob controle, mas não acabou, por isto todo cuidado é essencial, estamos investindo na Atenção Primária e na Atenção Secundária com diversas obras e ações voltadas para garantiu uma saúde ainda mais humanizada”, disse o secretário Gonçalo Barros.

Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde, ressaltam a possibilidade de um projeto que se encontra em Brasília no Ministério da Saúde, para a construção de uma nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
“Desde 2021, trabalhamos para avançar ainda mais na saúde, mesmo encontrando dificuldades extras por causa da pandemia da COVID 19 e problemas de alternância política, mesmo assim temos resultados que superam as expectativas e colocam Várzea Grande como referência e com bons resultados na saúde pública de uma maneira em geral”, explicou Kalil Baracat.

Ele reafirmou os últimos números de 2022 em que Várzea Grande atingiu 1,3 milhão de pessoas atendidas que realizaram mais de 3 milhões de procedimentos como consultas médicas e odontológicas, exames, vacinas, medicamentos, cirurgias, internação entre outras medidas.
“Nossa meta é avançar ainda mais e vamos fazer, só que não de qualquer jeito, mas sim em busca de resultados e de 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet