Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

25/01/2023 | 15:17

Prazo para definição de nomes de chapa para comando da AL termina na segunda

Os parlamentares têm apresentado apenas uma chapa de consenso

Redação TV Mais News

Prazo para definição de nomes de chapa para comando da AL termina na segunda

Foto: Reprodução

Termina na próxima segunda-feira (30), às 18h, o prazo para os deputados estaduais entregarem a composição das chapas para concorrer ao comando do Legislativo neste biênio (2023-2014).  A informação consta no edital de convocação, divulgado na segunda-feira (23).

O documento ainda trata do rito de posse dos parlamentares, que ocorre no dia 1º de fevereiro, uma quarta-feira. ​ Apesar de o regimento permitir a disputa, nas últimas eleições, os parlamentares têm apresentado apenas uma chapa de consenso, fazendo com que as tratativas e negociações ocorram nos bastidores.

A tendência é que apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente Eduardo Botelho (União), que busca a reeleição, seja apresentada. Na composição, ainda será mantido os nomes do primeiro-secretario Max Russi (PSB) e da vice-presidente Janaina Riva (MDB).

Os outros quatro cargos, como segundo vice-presidente, segundo-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário devem ser definido ainda nesta semana.

A eleição da mesa é realizada de modo secreto, por meio de cédulas físicas, e a chapa que tiver maioria absoluta de votos, vence. Ela ocorrerá logo após a posse dos novos parlamentares, que está marcada para as 9h da próxima quarta.

Ao ser encerrada a votação, toma posse imediatamente o novo comando da Casa. Este ano, a previsão orçamentária do Legislativo é de R$ 675 milhões.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet