Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

26/01/2023 | 09:58

Beneficiários de programas sociais precisam atualizar cadastros em Cuiabá

Vale lembrar que não declarar uma informação ao Cadastro Único, pode causar a exclusão da a família do programa

Redação TV Mais News

Beneficiários de programas sociais precisam atualizar cadastros em Cuiabá

Foto: Reprodução

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência alerta sobre a importância de manter os dados do CadÚnico, atualizados.

O CadÚnico reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao Governo do Estado, o conhecimento das reais condições de vida da população.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica a importância da população em manter o “CadÚnico” sempre atualizado. Ela destaca que é só a partir das informações cadastradas, que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, podem ser inseridas em  diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, assim como obter a isenção de taxas em concursos públicos.

“A atualização dos dados faz toda a diferença para que o beneficiário continue no programa, se ele não comunica a mudança da escola dos filhos, por exemplo, o governo não consegue acompanhar se a criança está indo às aulas. Mediante essa situação, o benefício pode acabar sendo suspenso. Também é preciso informar a troca de endereço, a presença de um novo membro na família ou se alguém começou a trabalhar com carteira assinada”, explica.

De acordo com Hellen, a orientação do Ministério da Cidadania é que o cadastro esteja sempre atualizado.

“É como se ela fizesse uma nova entrevista, com o entrevistador do Cadastro Único nos postos de cadastramento, onde passam por todo processo de formulário do cadastro, mas, principalmente, em relação aos dados de renda, de trabalho, composição familiar, dados escolares, endereço, que são as informações essenciais do programa”, pontua.

Vale lembrar que não declarar uma informação ao Cadastro Único ou declarar informações incorretas, caso seja constatado, a família pode ser excluída do programa e o responsável familiar poderá ainda ser responsabilizado civil e criminalmente.

É possível acessar a data de atualização do seu Cadastro Único pelo site: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/, e aplicativo ‘MeuCadúnico’.

Para atualização é necessário estar logado no aplicativo Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de ‘Atualização Cadastral’ por confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet