Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

26/01/2023 | 11:50

Ex-secretário é exonerado do Conselho de Educação

Ele chegou a ser preso em abril de 2022 por envolvimento com tráfico internacional de drogas

Redação TV Mais News

Ex-secretário é exonerado do Conselho de Educação

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Nesta quinta-feira (26), a exoneração do ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, de seu cargo no Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) foi no publicada no Diário Oficial do Estado. Borgato atuava na Câmara de Educação Profissional e de Educação Superior (CEPS), do Conselho Estadual de Educação, como titular representante da SECITEC. Ele chegou a ser preso em abril de 2022 por envolvimento com tráfico internacional de drogas.


A exoneração foi assinada pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, pelo secretário de Estado de Educação Alan Porto e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Allan Kardec.


Operação Descobrimento

Nilton Borgato foi preso pela Polícia Federal no dia 19 de abril de 2022, durante a Operação Descobrimento, que investiga tráfico internacional de drogas. Foi apurado que ele teria com o tráfico desde o período em que chefiou a prefeitura de Glória D'Oeste (312 km a oeste de Cuiabá).

A ligação é evidenciada por meio de documentação que autorizou a deflagração da Operação Descobrimento, em que Borgato foi preso apontado como um dos chefes do esquema.

Além das conversas entre a doleira e o lobista, Borgato também aparece em imagens em que diálogos são feitos entre ele e o lobista Rowles Magalhães, de julho de 2020. Além dos dois, outras pessoas foram presas na operação.


A operação tem como base a apreensão de 595 kg de cocaína apreendidas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, dentro do Aeroporto Internacional de Salvador.  
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet