Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

29/01/2023 | 10:11 - Atualizada em 30/01/2023 | 08:10

Carlos Fávaro é exonerado da Mapa para participar de votação no Senado

Fávaro será exonerado no dia 31 de janeiro e depois se licenciará para que a sua suplente, Margareth Buzetti assuma o mandato

Redação TV Mais News

Carlos Fávaro é exonerado da Mapa para participar de votação no Senado

Foto: Reprodução

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), será exonerado para que retorne ao Senado Federal para participar da votação da eleição da Mesa Diretora da Casa.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer evitar a vitória do candidato de oposição, Rogério Marinho (PL-RN). Com isso, Fávaro será exonerado no dia 31 de janeiro para participar da votação e depois se licenciará novamente para que a sua suplente, Margareth Buzetti (PSD), assuma o mandato.

O temor do governo é que haja traições ao atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No caso de Margareth Buzetti, ela se filiou ao PSD em um acordo para que Fávaro assumisse o Mapa. Porém, o fato dela ter apoiado o ex-presidente Bolsonaro ainda é visto com certa desconfiança.

O Senado
O Senado Federal têm 81 parlamentares, sendo que todos os estados e o Distrito Federal possuem três representantes na Casa. A renovação das bancadas acontece a cada quatro anos de forma alternada.

A Constituição Federal prevê que o parlamentar que assume o cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional.

Fávaro atuou como um dos coordenadores do grupo técnico de agricultura durante a transição do novo governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT). Ele tomou posse do cargo de ministro no dia 1° deste mês.



Questionada recentemente, Buzetti chegou a declarar voto em Pacheco, alegando ser do mesmo partido. Ela também assinou o pedido para a criação da CPI do Golpe.

Questionado sobre voltar ao Senado para a eleição, Fávaro confirmou. ‘Foi um pedido do presidente Lula. Ele também disse que é uma forma do governo prestigiar a política. Por isso fez esse pedido’.
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet