Mato Grosso,
Sábado,
11 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

07/02/2023 | 14:34

​Juca do Guaraná corre risco de perder vaga na AL após decisão de Alexandre de Moraes

O julgamento sobre o descongelamento de votos do Partido Liberal (PL), acontecerá de forma virtual

Redação TV Mais News

​Juca do Guaraná corre risco de perder vaga na AL após decisão de Alexandre de Moraes

Foto: Reprodução

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), que renunciou o mandato de vereador de Cuiabá para assumir uma cadeira no Assembleia Legislativa de Mato Grosso, agora corre o risco de ficar sem nenhum mandato, já que o julgamento sobre o descongelamento de votos do Partido Liberal (PL), acontecerá de forma virtual.

A decisão do julgamento via plenário virtual, foi autorizada pelo presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, um dia após Juca tomar posse.

O deputado junto ao MDB tentou barrar o processo com manobras jurídicas para retardar o julgamento. O primeiro foi o pedido que o julgamento acontecesse somente de forma presencial, já que a Justiça estava de recesso. O segundo pedido foi que não perdesse o mandato de vereador enquanto o TSE não julgasse o processo. Ambos foram negados.

O processo já havia iniciado o julgamento de forma virtual, e o ministro Ricardo Lewandowski, que é relator do processo decidiu pelo descongelamento de votos do PL. Com isso, o partido conseguiria que os 7.260 de Gilberto Mello fossem contabilizados, dando a última vaga na Assembleia Legislativa para o Delegado Claudinei, deixando Juca que foi puxado pelo número expressivo de votos de Janaína Riva (MDB), de fora.

Para tentar se manter na ALMT, Juca conta com a ajuda do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que enxerga em Juca do Guaraná, o único aliado fiel no parlamento estadual, já que os demais deputados da sua sigla são todos fechados apoio com o governador Mauro Mendes (União), que é o maior rival de Pinheiro.

Já Paulo Araújo (PP) que era aliado do prefeitoda Capital, também rompeu a ligação com o gestor, e Elizeu Nascimento (PL), tem jogado nos dois lados do campo político.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) tem buscado se aproximar de Emanuel Pinheiro, que almeja a prefeitura de Cuiabá, e contaria inclusive com apoio do prefeito, mas que no entanto, essa aproximação não estaria agradando Mauro Mendes. 

Acontece que Botelho é do mesmo partido que MM, e isso, tem feito o presidente da Casa de Leis pisar em ovos em suas futuras decisões.

(Com informações do Diário Digital MT)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet