Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

14/02/2023 | 07:49

Governo cria força-tarefa com Cuiabá e VG para acelerar cirurgias eletivas

A fila de espera para cirurgia eletiva no estado está com 48 mil pessoas, de acordo com o secretário estadual de Saúde

Redação TV Mais News

Governo cria força-tarefa com Cuiabá e VG para acelerar cirurgias eletivas

Foto: Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande farão uma força-tarefa para a atualização da fila de espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso e do cadastro dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para aqueles que aguardam a realização do procedimento.


A fila de espera para cirurgia eletiva no estado está com 48 mil pessoas, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Essas cirurgias são aquelas consideradas sem urgência.

A declaração veio após uma reunião com os secretário de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, para discutir ações para atualizar essa fila e, com isso, realizar os procedimentos cirúrgicos. Deste total da fila, 15 mil são apenas em Cuiabá.

Segundo Figueiredo, esse número pode ser reduzido porque pode haver nomes em duplicidade, ou seja, pacientes registrados em duas cidades diferentes para o mesmo procedimento. Também pode ter quem já passou pela cirurgia, mas o nome continua na lista. Em outros casos, a pessoa pode ter morrido antes de entrarem no centro cirúrgico e, também, continua com registro na fila.

A reunião, sediada na SES, contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e dos secretários municipais de Saúde de Cuiabá, Guilherme Salomão, e de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

O trabalho de revisão das informações de cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo facilitar a busca ativa, ou seja, para que seja possível localizar os pacientes que estão com dados defasados.


“Estamos buscando convergência para viabilizar as soluções que a população precisa. O tema central da reunião foi a atualização da fila pelas cirurgias eletivas, que hoje está com informações defasadas. Muitas pessoas que estão na fila já realizaram o procedimento, já trocaram de endereço ou de telefone e não atualizaram o cadastro. Há uma grande dificuldade de localizar esses pacientes”, explicou Gilberto Figueiredo.

 

O gestor ainda destacou que o Governo editará um decreto para a atualização continuada do cadastro dos usuários do SUS e reeditará o programa Mais MT Cirurgias.

 

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Guilherme Salomão, reforçou que entende a real necessidade do Estado e pontuou que a Capital pode contribuir muito para o avanço das cirurgias eletivas. “Deixamos claro que Cuiabá está disposta a ajudar, sabemos da nossa importância como capital do estado e sabemos que diversos procedimentos não podem ser realizados em municípios menores”, disse.

 

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, elogiou a iniciativa de Estado. “Foi uma reunião propositiva para chegarmos a um consenso em benefício da Saúde de todo o estado, pois sabemos que aproximadamente 80% da demanda de saúde se resolve na Baixada Cuiabana”, afirmou.


Também participaram da reunião a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, a secretária adjunta do complexo regulador da SES, Fabiana Bardi, o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, o secretário de planejamento e secretário adjunto de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Eder Galiciani, e o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Ricardo Venero.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet