Mato Grosso,
Quinta-feira,
2 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

28/02/2023 | 07:36

​Estudantes denunciam bloqueio do passe livre em Cuiabá

Segunda a MTU, o estudante precisa fazer a atualização dos dados a cada início do ano letivo

Redação TV Mais News

​Estudantes denunciam bloqueio do passe livre em Cuiabá

Foto: Reprodução

Cartões de passe livre destinados a estudantes de Cuiabá pararam de funcionar nesta segunda-feira (27). O motivo seria o bloqueio por parte da Assosciação Mato-grossense dos transportadores Urbanos (MTU) devido ao mau uso feito por estudantes e pessoas que não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino.
 

Informações de estudantes dão conta de que a suspensão ocorreu durante todo o fim de semana. No entanto, na manhã de segunda muitos alunos não conseguiram passar pela roleta dos veículos. Cabe destacar que, instituições de ensino como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) têm aulas aos sábados.
 

Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a União Estadual dos Estudantes (UEE) irão recorrer da suspensão do benefício aos fins de semana.

Nesta segunda-feira, houve grande demanda de pessoas na sede da MTU, localizada na avenida Joaquim Murtim, centro da Capital. Muitas pessoas também eram idosas que, conforme um funcionário, estavam fazendo a atualização dos dados do cartão da melhor idade.

Segunda a  MTU,  o estudante precisa fazer a atualização dos dados a cada início do ano letivo junto a escola ou faculdade. Assim, os dados são automaticamente regularizados no sistema da MTU.

Para universitários, a instituição de ensino precisa atualizar a grade de cada aluno junto a MTU para liberar o benefício. Assim, o passe é liberado para o período que o estudante precisa.

Já para alunos do ensino fundamental ou médio de escola pública ou particular, é preciso validar o crédito todos os dias na unidade escolar onde o aluno recebe a passagem de ida e volta.

A MTU frisou ainda que o caso é isolado e aconteceu apenas com estudantes que não realizaram a atualização dos dados.

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informou que é de responsabilidade da instituição de ensino informar a MTU quais são os alunos matriculados.

NOTA

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) Informa:

Com relação aos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que não conseguiram fazer uso do passe livre a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que :

- É de inteira responsabilidade da instituição de ensino informar a MTU quais são os alunos matriculados, conforme prevê a lei do passe livre 4141/2001.

- Esse procedimento é adotado para evitar fila, e iniciou desde quando instituiu a bilhetagem eletrônica.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet