Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

20/03/2023 | 08:15

Estados e municípios podem vacinar todo público prioritário contra covid-19

Para receber o imunizante, é preciso ter completado o esquema primário com as doses únicas e respeitar um prazo de quatro meses

Redação TV Mais News

Estados e municípios podem vacinar todo público prioritário contra covid-19

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde comunicou que os grupos prioritários, que não estavam contemplados nos primeiros dias do Movimento Nacional pela Vacinação, já podem ser chamados por estados e municípios para receber o reforço da vacina bivalente contra a covid-19. A convocação começou a valer no sábado (18).

Até o momento, estavam sendo vacinados idosos com mais de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Agora, o grupo prioritário referente ao comunicado contempla: idosos de 60 anos ou mais de idade, funcionários ou pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população Privada de Liberdade, adolescentes em Medidas Socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. A pasta também especifica que a pessoa que faz parte deste grupo deve ter idade acima de 12 anos.

Para receber o imunizante, é preciso ter completado o esquema primário com as doses únicas e respeitar um prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida. Até o momento 4,1 milhões de pessoas já tomaram o reforço com as vacinas bivalentes, segundo o Ministério.

O Ministério da Saúde lembra que todas as vacinas contra a covid-19 oferecidas pelo SUS são comprovadamente seguras e protegem contra formas graves da doença - que já matou quase 700 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia. O Ministério reforça também à população a importância de se vacinar e orienta que todos busquem informações verdadeiras em fontes oficiais do Governo Federal.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet