Mato Grosso,
Quarta-feira,
8 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

23/03/2023 | 07:33 - Atualizada em 23/03/2023 | 08:01

Secretário confirma alta de uma das 3 crianças infectadas com meningite em VG

A expectativa é que as outras duas saiam do hospital ainda hoje em razão da melhoria do quadro clínico das pacientes

Redação TV Mais News

Secretário confirma alta de uma das 3 crianças infectadas com meningite em VG

Foto: Secom VG

A primeira das três crianças que foram internadas no Pronto-Socorro de Várzea Grande com meningite recebeu alta nesta quarta-feira (22) e a expectativa é que as outras duas saiam do hospital ainda nesta quinta-feira (23), em razão da melhoria do quadro clínico das pacientes, informou o secretário de Saúde do município, Gonçalo Antunes de Barros.

O gestor informou que os outros dois pacientes internados na unidade estão bem, fora da janela de transmissão e devem ser avaliados hoje. 
Segundo Gonçalo Barros, "neste momento, [a doença] não caracteriza surto ou epidemia”. “A evolução [dos pacientes] está sendo muito positiva. Atuamos junto com a vigilância, seguimos todos os protocolos e seguimos monitorando [as crianças]", disse.

Os três casos de meningite em Várzea Grande foram confirmados na segunda-feira (20) pela Secretaria de Saúde do município. A origem dos pequenos pacientes, todavia, havia sido descrita como de outras cidades. No entanto, o secretário municipal Gonçalo de Barros informou, nessa quarta-feira (22), que dois deles são, sim, da cidade - um da zona urbana e outro da região rural Sadia 3, enquanto que uma terceira criança é de Santo Antônio do Leverger.
 
Ele explicou que as infecções podem ter acontecido por meio de uma bactéria, mas o diagnóstico preciso será apontado em exames. Amostras foram colhidas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise. O resultado deve ficar pronto no final desta semana.

Ainda conforme Gonçalo, os casos são de um bebê de 23 dias, um de dois meses e uma criança de 3 anos de idade. Os pacientes são de Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Jaciara. Duas infecções foram detectadas no sábado (18) e uma no domingo (19).

Há a suspeita de um quarto caso, de um bebê de cinco meses, também com os mesmos sintomas, mas sem ainda confirmação de meningite, cujo resultado deve ser divulgado nesta quinta. Esse bebê convive na mesma casa de outro bebê, de poucos dias, que está entre os casos confirmados.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), informou que foi notificada dos casos na segunda-feira (20). Disse ainda que a Vigilância Epidemiológica Estadual orientou as vigilâncias municipais dos respectivos municípios de origem dos pacientes para o monitoramento dos contatos e outras medidas preventivas.


Meningite

A meningite é causada por uma bactéria, e pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço,dificuldade para encostar o queixo no peito, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

A doença pode ser transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra pessoa; pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet