Mato Grosso,
Quarta-feira,
8 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

28/03/2023 | 16:11

Atendimento pediátrico na Santa Casa é suspenso após superlotação

Com capacidade para atender 122 crianças por dia, o hospital registrou aumento de 245% na demanda

Redação TV Mais News

Atendimento pediátrico na Santa Casa é suspenso após superlotação

Foto: Otmar de Oliveira

O atendimento pediátrico no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, foi suspenso temporariamente nesta terça-feira (28) devido à superlotação dos leitos. Bebês e crianças encaminhados de outras unidades de saúde para internação foram dispensados durante a manhã.

Com capacidade para atender 122 crianças por dia, o hospital registrou aumento de 245% na demanda, sendo procurado por mais de 300 crianças nesta manhã.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Pronto Atendimento Infantil do hospital deve voltar a receber novos pacientes ainda na tarde desta terça-feira.

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kelluby de Oliveira, informou à imprensa que não houve fechamento de leitos, apenas a suspensão momentânea do atendimento.

“O cartaz não se relaciona à UTI pediátrica, a nossa UTI está em pleno funcionamento e como todos sabem a UTI tem um quantitativo de leitos e quanto esse quantitativo está lotado não tem mais como colocar criança a menos que eu receba uma alta, enfim. O que houve hoje foi a suspensão do atendimento ambulatorial”, explicou. “Então, a fim de que eu não tenha um atendimento precário, a gente acaba fazendo essa suspensão por ausência mesmo de capacidade de atendimento”, acrescentou.

Durante a manhã, pais registraram as crianças tomando medicação e aguardando atendimento, por horas, no corredor do hospital, em cadeiras improvisadas

Segundo a secretaria, devido à superlotação, foi necessário realocar momentaneamente os pacientes para que tomassem a medicação em outro ambiente da unidade. No entanto, afirmou que a situação já foi resolvida.

A SES-MT informou que o Pronto Atendimento pediátrico do Hospital Estadual conta com três médicos especialistas, 19 leitos de observação e 50 leitos de retaguarda de internação. A média é de 122 atendimentos por dia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza o Protocolo de Manchester, em que os pacientes são divididos em cinco cores, que representam a prioridade de atendimento, que varia entre 10 minutos a quatro horas, a depender do quadro do paciente e da lotação da unidade.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet