Mato Grosso,
Terça-feira,
7 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

01/04/2023 | 08:47

Cidades terão ao menos 12 militares e cursos de formação devem começar a partir de julho em MT

Roveri afirmou que o efetivo de policiais militares será reforçado no interior, com o chamamento dos 980 servidores aprovados

Redação TV Mais News

Cidades terão ao menos 12 militares e cursos de formação devem começar a partir de julho em MT

Foto: Reprodução

O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel César Augusto Roveri, afirmou que o efetivo de policiais militares será reforçado no interior do Estado, onde o déficit é maior, com o chamamento dos 980 servidores aprovados no último concurso da Sesp. A expectativa é que o curso de formação dos novos agentes comece em julho.

O chamamento foi divulgado nesta sexta-feira (31), pelo governador Mauro Mendes (União). Segundo Mauro, serão 515 novos policiais militares, 30 oficiais da Polícia Militar e 5 médicos militares. Na Polícia Judiciária Civil, serão 180 novos investigadores, 120 escrivães e 15 novos delegados. Por fim, serão acrescentados ao Corpo de Bombeiros 100 novos soldados e 15 oficiais.

Roveri explicou que cada instituição vai fazer a análise dos candidatos e espera começar o curso de formação até julho. “Cada instituição vai fazer a análise desse candidato, tem uma série de documentações a serem apresentadas, tem o estudo social dos candidatos, afinal de contas estarão entrando na segurança pública de Mato Grosso. Então toda essa seleção, esse chamamento, a partir de agora vai estar aí com as instituições.[...] Mas a previsão, a nossa expectativa, é que em julho conseguimos dar o ponta pé inicial dos cursos de formação”, afirma.

Após um estudo técnico, conforme o secretário, ficou definido que nenhuma cidade terá menos de 12 militares. “Nós temos cidades com três, cinco, seis policiais militares. Ficou estabelecido no estudo técnico que não haverá cidades que têm esse número pequeno, com menos de 12 ou 14 policiais militares. Então, será feito um recompletamento nunca realizado na história de Mato Grosso”, disse o secretário.

“Isso é inédito, um concurso público 100% para o interior. Especificamente para a Polícia Militar”, finaliza o secretário Roveri.

O concurso foi realizado em 2022, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, depois de mais de dez anos sem atualização no efetivo das forças de segurança estaduais.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet