Mato Grosso,
Sábado,
11 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

12/04/2023 | 08:02

​TCE nega pedidos da prefeitura para barrar construção do BRT

Com essa decisão, a disputa VLT x BRT se encerra no TCE-MT, e o governo do estado poderá dar continuidade às obras do BRT

TV Mais News

​TCE nega pedidos da prefeitura para barrar construção do BRT

Foto: Reprodução

O relator do Tribunal de Contas Estadual (TCE-MT), conselheiro Valter Albano, indeferiu nesta terça-feira (11) os dois pedidos feitos pela Prefeitura de Cuiabá para barrar troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).

No primeiro pedido, o município alegou falta de projeto para implementação do BRT. No entanto, segundo Valter Albano, o governo do estado não cometeu irregularidades na troca do modal de VLT para BRT.

O único voto divergente no caso foi do conselheiro Antônio Joaquim. De acordo com ele, o dinheiro que o governo usou para quitar o financiamento com a União poderia ter sido usado para concluir o VLT que já estava com as obras avançadas.

Já no segundo pedido, o de um suposto conluio para favorecer as empresas vencedoras da licitação do BRT e que teriam ligação com o governador Mauro Mendes, o relator disse que a prefeitura não apresentou provas e que não ficou configurada formação de um mesmo grupo econômico. Além disso, segundo Valter, não há impedimento legal para que empresas se juntem para participar de várias licitações.

O conselheiro Guilherme Maluf lamentou que o VLT não deu certo. Ele afirmou que, ideologicamente, prefere o VLT, mas que, tecnicamente, vai acompanhar o relator pelo indeferimento dos pedidos de medida cautelares feitos pela Prefeitura de Cuiabá.

Já o conselheiro Sérgio Ricardo pontuou que agora é preciso acompanhar de perto as obras do BRT para que elas não se arrastem por mais 10 anos.

Com essa decisão, a disputa VLT x BRT se encerra no TCE-MT, e o governo do estado recebe carta branca para dar continuidade às obras do BRT.

O site TV Mais News entrou em contato com a assessoria, mas a Prefeitura de Cuiabá, não se manisfestou em relação a decisão.

VLT x BRT

O VLT foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e foi marcado pela corrupção e entraves judiciais. A obra paralisada possui 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.

Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo BRT. Já em dezembro do ano passado, o governo começou a retirar as estruturas que serviriam de suporte para o VLT em Várzea Grande.

(Com informações G1 MT)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet