Mato Grosso,
Quarta-feira,
8 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

01/05/2023 | 07:45

Mais de 200 casos de malária são notificados nos primeiros meses de 2023 em MT

Os municípios com maior incidência de casos, são Aripuanã, Pontes e Lacerda e Colniza

TV Mais News

Mais de 200 casos de malária são notificados nos primeiros meses de 2023 em MT

Foto: Reprodução

Nos primeiros meses deste ano foram notificados 216 casos de malária em Mato Grosso, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde ( SES-MT). Os municípios com maior incidência de casos, são Aripuanã, Pontes e Lacerda e Colniza. A doença atinge populações de maior vulnerabilidade social e ainda representa um problema de saúde pública.

Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de prevenção e combate ao mosquito transmissor da malária, com foco na região Amazônica, que concentra 99% dos casos no país.

Nos últimos quatro anos, o estado registrou mais de 11 mil casos da doença. Em 2019, foram registrados 2.275 casos no estado, número que aumentou, em 2020, para 3.587 casos e, em 2021, para houve o registro de 4.225 casos.

Em 2022 foram 1.590 casos, porém o levantamento de 2022 ainda apresenta dados parciais, porque alguns municípios ainda estão atualizando o sistema, e pode sofrer alterações.


Ações da SES

Os casos de malária são diagnosticados e tratados diretamente pelas unidades de Vigilância em Saúde dos municípios. Entre as medidas adotadas pela SES para a contenção da doença no estado está a emissão de alerta para as Secretarias Municipais de Saúde sobre a ocorrência de casos da doença na região de garimpo; reunião e visitas técnicas nos municípios; distribuição rotineira de medicamentos antimaláricos e testes rápidos de diagnóstico para malária; distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida para proteção contra o vetor; distribuição de material educativo e guias de diagnóstico e tratamento para os municípios e distribuição de equipamentos para controle do vetor da malária.

Sobre a malária

A malária é uma doença endêmica causada por um parasita chamado plasmodium. Ele se instala nos mosquitos do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, e passa para o corpo humano no momento da picada.

O quadro clínico da malária pode ser leve, moderado ou grave, dependendo da espécie do parasita, da quantidade de parasitas circulantes, do tempo de doença e do nível de imunidade do paciente. O diagnóstico precoce e o tratamento específico e oportuno são as únicas formas de evitar o agravamento do quadro e o óbito.


Recomendações

-Use repelente no corpo todo, camisa de mangas compridas e mosquiteiro quando estiver em zonas endêmicas
-Evite banhos em igarapés e lagoas ou expor-se a águas paradas ao anoitecer e ao amanhecer, horários em -que os mosquitos mais atacam, se estiver numa região endêmica;
-Procure um serviço especializado se for viajar para regiões onde a transmissão da doença é alta, para tomar medicamentos antes, durante e depois da viagem;
-Não faça prevenção por conta própria e, mesmo que tenha feito, se tiver febre, procure atendimento médico;
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet