Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

06/05/2023 | 09:06

Gabinete de Intervenção diz 23 unidades de saúde bucal estão fechadas em Cuiabá por falta de estrutura

Destas unidades habilitadas, 14 já estão implantadas e outras 9 já têm repasses garantidos.

TV Mais News

Gabinete de Intervenção diz 23 unidades de saúde bucal estão fechadas em Cuiabá por falta de estrutura

Foto: Reprodução

O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá obteve o credenciamento de 23 equipes de saúde bucal para receber recursos do Ministério da Saúde e do Estado. Destas unidades habilitadas, 14 já estão implantadas e outras 9 já têm repasses garantidos.

Ao todo, a área de saúde bucal deve receber R$ 1.697.358,96 em recursos federais e estaduais ao ano.

O aporte financeiro de outras fontes vai ajudar na manutenção e melhoria dos serviços de saúde em Cuiabá, como afirma a interventora Danielle Carmona.
 
“A odontologia está totalmente sucateada. Identificamos que somente 50% das equipes estavam exercendo as atividades clínicas por falta de manutenção nos equipamentos e as pessoas que buscam as unidades não são atendidas”, pontua.

O município de Cuiabá possui 57 equipes de Saúde Bucal e, no início da intervenção, apenas 34 delas estavam exercendo as atividades clínicas, porque as demais não têm estrutura para prestar atendimento.

Os atendimentos odontológicos na capital são feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete Centros de Especialidades Odontológicas, três Clínicas Odontológicas e, casos de urgência e emergência são atendidos, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos, e policlínica do Pascoal Ramos.

Entretanto, para a retomada devida dos serviços à população, o Gabinete de Intervenção está contratando uma empresa para consertar os equipamentos odontológicos e retomar integralmente os serviços nas unidades.


 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet