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16/05/2023 | 10:51

Kalil afirma que buscará alternativa para garantir que duplicação da Imigrantes saia do papel

Para o prefeito, a duplicação da rodovia é necessária para solucionar o entrave vivenciado pela região

TV Mais News

Kalil afirma que buscará alternativa para garantir que duplicação da Imigrantes saia do papel

Foto: Reprodução

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), conta com bom senso do governo do Estado para garantir a duplicação da Rodovia das Imigrantes, e irá buscar parceiros políticos para garantir que a obra saia do papel.

“Nós vamos buscar todas as forças que temos, todas as parcerias, todos os alinhamentos políticos que temos. Prova disso é que a AL já foi reivindicar isso aí, estão todos engajados. Eu não ouvi do governador, não ouvi do presidente do consórcio, não ouvi de ninguém, falando que não vai duplicar, que não vai fazer isso. Então, vamos aguardar”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Kalil lembra que o governador Mauro Mendes (União) sempre foi parceiro do município de Várzea Grande, e não acredita que ele irá atuar contra o desenvolvimento da cidade.

Para o prefeito, a duplicação da rodovia é necessária para solucionar o entrave vivenciado pela região. “A Imigrantes precisa de uma solução, porque a Imigrantes é o calcanhar de aquiles dessa região, tanto de várzea Grande quanto de Cuiabá”, disse.

Plano de trabalho

Segundo a Nova Rota do Oeste, o plano de trabalho implementado prevê o endereçamento dos principais pontos críticos da rodovia ao longo dos três primeiros anos de trabalho.

Um deles, a Rodovia dos Imigrantes – entre Cuiabá e Várzea Grande – receberá benfeitorias já a partir de 2023.

As obras de recuperação do pavimento já começaram, segundo a concessionária.

O próximo passo, de acordo com a Nova Rota do Oeste, é atualizar, com base em estudos técnicos, a melhor solução para garantir a plena fluidez da rodovia.

Obras

As ordens de serviço para início imediato já foram assinadas, e o investimento anunciado pelo governo é de R$ 1,6 bilhão, em dois anos, para melhorias na trafegabilidade da rodovia.

O novo controlador também firmou compromisso com a duplicação da rodovia.

Segundo o Governo do Estado, a projeção é de que, ao menos, 84 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues em 2024.

O acordo prevê a duplicação de 442 quilômetros, entre Várzea Grande, Cuiabá e Sinop e a construção de 27 dispositivos de trânsito.

Além disso, haverá a construção de 7 passarelas para pedestres, 26 quilômetros de vias marginais, instalação de 450 câmeras de videomonitoramento e a recuperação do trecho duplicado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de 237 quilômetros.

Trechos que serão recuperados:

Imigrantes – km 495,5 ao km 524 da BR-070 – R$ 33 milhões
Cuiabá /Jangada – km 434,4 ao km 502,7 da BR-364 – R$ 49 milhões
Jangada/Rosário Oeste – km 502,7 ao km 543,5 da BR-364 – R$ 37 milhões
Nova Mutum / Lucas do Rio Verde – km 603 ao km 693 da BR-163 – R$ 44 milhões
Lucas do Rio Verde / Sinop – km 693 ao km 855 da BR-163 – R$ 48 milhões
A transferência do controle acionário da Rota do Oeste para a MT Par, empresa mista do governo do estado, foi formalizada nessa quinta-feira (4), em Brasília, com a presença do presidente Lula (PT).

Nova Rota do Oeste

A atual situação da rodovia levou ao Governo do Estado a buscar uma saída para o problema.

Com isso, no início de 2022, o governo apresentou a proposta de assumir a rodovia, a fim de garantir a execução dos investimentos.

A implementação da iniciativa teve início no mês de outubro, após aval do TCU (Tribunal de Contas da União). Na época, a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) e a Rota do Oeste assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que deu início ao processo.

Entretanto, a troca do controle acionário da concessionária envolveu a compra da concessão pelo valor de R$ 1, e a quitação de parte das dívidas contraídas pela empresa controladora da Rota do Oeste, na ordem de R$ 920 milhões.

Depois da negociação com bancos credores, o governo de Mato Grosso acordou o pagamento de R$ 450 milhões, à vista, e assumiu a rodovia.
 
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