Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

22/12/2017 | 09:59

Alerta de surto de conjuntivite atinge 22 municípios de MT; Grande Cuiabá tem 1,5 mil casos

Da Redação

Alerta de surto de conjuntivite atinge 22 municípios de MT; Grande Cuiabá tem 1,5 mil casos

Foto: Assessoria

Vinte e dois dos 141 municípios de Mato Grosso estão em alerta para um possível surto de conjuntivite entre os moradores desses locais. O levantamento foi divulgado nessa quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As cidades com maior número de casos são Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá: mais de mil notificações da doença. Cuiabá já contabiliza mais de 500 casos.

A suspeita de surto ocorre nos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Juína, Juscimeira, Rondonópolis, Juara, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Campo Novo dos Parecis, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Santo Afonso, Porto Estrela, Sapezal, Paranatinga, Alta Taquari, Castanheira, Colniza e Cáceres.

Técnicos das secretarias de Cuiabá e Várzea Grande, além de servidores e membros da Vigilância Ambiental, se reuniram nesta quinta-feira para definir ações de orientação de tratamento e de prevenção quanto ao contágio de conjuntivite.

A doença foi registrada até esta data em 22 municípios. As secretarias de Saúde desses municípios foram orientadas a iniciarem imediatamente a investigação da doença por amostragem e a notificar no modelo de surto os casos de pacientes com conjuntivite para o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINANNET), do Ministério da Saúde. Além disso, os municípios deverão realizar o serviço de educação em saúde para a população em geral sobre a doença.

Outra medida importante é a coleta de amostra clínica para a identificação do agente etiológico (vírus ou bactéria). Essa ação auxilia no tipo de tratamento que deverá ser receitado ao paciente.

A coleta deve ser feita em 24 horas a partir do surgimento dos sintomas (olhos vermelhos, coceira nos olhos, irritação e secreções esbranquiçada ou amarelada), os sintomas demoram a desaparecer, em média até 15 dias, mas a forma de tratamento é diferente em caso de contaminação por vírus ou por bactéria.


Em caso de contágio por meio de bactéria é necessário o uso de antibiótico e o paciente deve ser avaliado por oftalmologista.

Os municípios deverão realizar a coleta de material para exame laboratorial para verificar se a doença tem relação com a água consumida. Por isso, a partir dos registros, a coleta será feita na forma de sobreposição de dados considerando os locais de registros de casos e a água desses bairros onde residem os pacientes.

As cidades de Cuiabá e Várzea Grande devem realizar essa coleta por terem registrado, até o momento, o maior número de casos de conjuntivite entre os 22 municípios que fizeram a notificação até esta data.

A Vigilância Epidemiológica orienta a população a reforçar os cuidados de higiene das mãos e ao sentir os sintomas ir até a unidade básica de saúde mais próxima e imediatamente, pois o contágio é muito rápido colocando em risco outras pessoas do convívio da pessoa doente.

Até quinta-feira, Várzea Grande registrou mais de mil casos de conjuntivite enquanto que em Cuiabá já são mais de 500 casos. Nessa mesma época do ano em 2016, em Várzea Grande, o registro foi em torno de 150 casos.

Segundo o Ministério da Saúde, Mato Grosso tem 1.874 casos da doença registrados neste ano e até esta data. O maior registro de ocorrências foi registrado no ano de 2012, com um total de 2.467 casos da doença no estado.

(Fonte: G1)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet