Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

16/06/2023 | 11:35

​Mato Grosso realiza terceira captação de órgãos em menos de 15 dias

A cirurgia de retirada dos órgãos foi no Hospital Municipal de Cuiabá e possibilitou a doação de dois rins e duas córnea

TVMais News

​Mato Grosso realiza terceira captação de órgãos em menos de 15 dias

Foto: Assessoria

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou mais um processo de captação de órgãos na noite de quarta-feira (14.06). Outras duas captações foram realizadas no início do mês de junho por meio do suporte do Estado. 

Graças à solidariedade da família do doador, pacientes de Mato Grosso e do Distrito Federal ganharam uma nova chance de vida. Após a autorização da doação e confirmação da compatibilidade dos receptores, foi iniciada uma operação nacional para a captação e o transporte dos órgãos. 

A cirurgia de retirada dos órgãos começou às 17h no Hospital Municipal de Cuiabá e possibilitou a doação de dois rins e duas córneas. A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de São Paulo. 

 “A captação de órgãos é um processo que envolve muitos profissionais e demonstra a capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS). É muito gratificante saber que as captações estão ocorrendo com frequência em Mato Grosso e que elas salvam vidas de pacientes de diversos lugares do Brasil”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no estado.

A secretária adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Fabiana Bardi, enaltece a importância do serviço realizado pela equipe da Central Estadual de Transplantes, que coordenou três captações de órgãos em menos de 15 dias.

"É um trabalho que demanda muito esforço de todos os envolvidos e ficamos muito contentes com as recentes captações. A equipe da Central Estadual de Transplantes trabalha incansavelmente na conscientização de profissionais e familiares sobre a importância de salvar vidas por meio da doação de órgãos", ponderou.

A diretora da Central Estadual, Anita Ricarda da Silva, também reforça a importância de os hospitais notificarem todas as prováveis mortes encefálicas.

"Precisamos sempre da colaboração das unidades hospitalares, que são responsáveis por notificarem as prováveis mortes encefálicas e darem o primeiro passo rumo aos transplantes. A doação de órgãos é um gesto muito nobre. Neste caso, a dor de uma família se transforma na alegria de outra", acrescenta. 

Transplantes em Mato Grosso

Atualmente, os pacientes de Mato Grosso que precisam de transplante de rim e outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem transplantados em outros Estados. Os gastos com locomoção e uma ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente são pagos pela SES. Já o transplante de córneas pode ser feito em Mato Grosso.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet