Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

22/06/2023 | 11:37 - Atualizada em 22/06/2023 | 11:42

Frigorífico de VG realiza abate de ovinos para atender demanda da comunidade muçulmana de Cuiabá

Secretaria realiza inspeção ante-mortem e post-mortem. Fiscalização faz conferência documental e de controle de doenças

Redação TV Mais News

Frigorífico de VG realiza abate de ovinos para atender demanda da comunidade muçulmana de Cuiabá

Foto: Assessoria


Nesta quinta-feira, 22 de junho, a partir das 8h, o único frigorífico de ovinos (ovelhas e carneiros) e caprinos (cabras e bodes) de Mato Grosso, o Frigonantes, localizado no bairro Planalto Ipiranga em Várzea Grande, realizará o abate de ovinos a pedido da comunidade muçulmana de Cuiabá para a realização do Halal. Esse frigorífico, de pequeno porte, conta com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desde maio de 2022. O serviço é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) da Prefeitura de Várzea Grande.

O abate de ovinos programado para ocorrer no frigorífico de Várzea Grande na quinta-feira será uma resposta à solicitação da comunidade muçulmana de Cuiabá, que segue rigorosamente as práticas Halal em sua alimentação. O Halal é um conjunto de regras alimentares seguidas pelos muçulmanos, que determina como os animais devem ser abatidos, preparados e consumidos de acordo com suas crenças religiosas.

"Devido à ausência de frigoríficos que atendam às especificações Halal na região, a comunidade muçulmana de Cuiabá precisou recorrer ao frigorífico de Várzea Grande, o único em todo o estado de Mato Grosso com abate específico de ovinos. A realização do abate de ovinos no frigorífico de Várzea Grande demonstra a importância da diversidade cultural e religiosa na região, bem como o papel fundamental do Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Várzea Grande na promoção da segurança alimentar. A iniciativa evidencia também a importância de uma indústria frigorífica adaptada às demandas da comunidade, garantindo a conformidade com as regulamentações sanitárias e o bem-estar animal", pontua o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho.

Segundo a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Várzea Grande, a médica veterinária Kelly Enciso, as inspeções que ocorrem antes e depois do abate verificam os documentos como a guia de transporte animal (GTA) e a nota fiscal, e, também a existência de doenças nos animais.

"É importante ressaltar que a inspeção existe para que o abate seja realizado de acordo com as normas sanitárias e de bem-estar animal estabelecidas pela legislação vigente, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos pela indústria frigorífica à sociedade", detalha a coordenadora.




Assessoria
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet