Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

26/06/2023 | 08:15

​Saúde de Várzea Grande faz ação geral de vacinação dia 1º de julho

As vacinas serão para todas as faixas-etárias crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas

TVMais News

​Saúde de Várzea Grande faz ação geral de vacinação dia 1º de julho

Foto: Prefeitura VG

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande fará, no próximo sábado (1°), a Estratégia de Vacinação Geral para toda população de todas as idades, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação dos várzea-grandenses. A ação será contra todas as doenças que são evitadas por vacinas e acontece das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde Básica do município e das 8h às 16h em mais quatro pontos estratégicos.

De acordo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, serão priorizadas a aplicação de doses das vacinas da Covid-bivalente (vacinação com a Pfizer bivalente) e Influenza (gripe), além da Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), Poliomielite, Febre-amarela e demais vacinas importantes à saúde geral da população.

“Se trata de uma grande estratégia de saúde pública”, disse o secretário Gonçalo de Barros. “A vacina é um direito de todos e vamos desencadear esta grande ação e mobilização popular. A Estratégia de Vacinação pretende melhorar a cobertura vacinal em todos os bairros da cidade, e com isso, evitar novos casos ou a reintrodução de doenças imunopreveníveis . É dever do município dar acesso fácil a ação de vacinação”, disse ele.

Vinte e duas Unidades de Estratégia Saúde da Família e quatro pontos estratégicos estarão funcionando no próximo sábado. Os pontos ficam localizados nos bairros José Carlos Guimarães, Residencial São Benedito, Júlio Domingos de Campos e Novo Mato Grosso.

As unidades de Estratégia da Saúde da Família que estarão aplicando as vacinas estão localizadas nos bairros: São Mateus; Santa Isabel; Jardim Eldorado; Água Limpa; Nossa Senhora da Guia; Ouro Verde; Capão Grande; 24 de Dezembro; Souza Lima; Cohab Cristo Rei; Parque do Lago; Unipark; Cristo Rei; Aurília Salles Curvo/Jardim União; Construmat / Alameda; Água Vermelha; Vila Arthur; Jardim Glória, Jardim Imperial; Cabo Michel; Manaíra; e, Marajoara.

“Neste dia haverá vacinas destinadas a todas as faixas-etárias crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, são disponibilizadas 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. A nossa estratégia de saúde pública, com esta ação, é proporcionar melhor qualidade de vida à nossa população com a prevenção de doenças”, disse ele.

Serão aplicadas as seguintes vacinas da Gripe H1N1 e H3N2, Covid-19, Covid-Bivalente; BCG(1); Hepatite B; Poliomielite 1,2,3(Vip Inativada); Rotavírus Humano G1P1, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, Varicela, Hepatite A, entre outras contidas no Calendário Vacinal na Saúde da criança e adolescente.

Dentre as vacinas específicas para gestantes estão a da Hepatite B Recombinante (1), Difteria e Tétano (DT), Diarreia, Tétano e Pertussis Acelular (DTPA-2).

Já as vacinas específicas disponíveis para adultos e idosos serão de Gripe H1N1 e H3N2, Covid-19, Covid-Bivalente; Hepatite B; Difteria e Tétano, Febre Amarela, SCR 1 e 2 – Sarampo, Caxumba e Rubéola, Pneumocócica.

“Os adultos que levarem suas crianças também podem aproveitar para atualizar as carteiras de vacinação. No caso da vacina contra Influenza , Covid-19 e Covid-Bivalente, levar documento de identidade, ou apresentar a carteirinha. No caso da vacina contra Covid-19, quem não estiver com o comprovante, pode informar no momento e será emitido outro imediatamente”, garantiu o secretário. Informando aos pais de não esquecerem de levar as carteirinhas das crianças de vacinação.

“Será um dia para mobilizarmos todos e alavancarmos a aplicação de todas as vacinas em Várzea Grande. Precisamos recuperar a cobertura para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização. As equipes da saúde estarão mobilizadas e à espera das crianças, dos adolescentes e dos adultos. Também o novo imunizante, Covid-Bivalente é produzido pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron, predominante atualmente no mundo. A imunização é realizada em dose única e considerada mais eficaz que as vacinas monovalentes. Precisamos desmistificar essa onda contra as vacinas. Elas protegem a vida”, garantiu o secretário.

Pontos de Vacinação - Unidas Básicas de Saúde:

1) ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha);

2) ESF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur);

3) ESF DR. Moacyr de Lannes (Jardim Glória)

4) ESF Jardim Imperial;

5) ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

6) ESF Margarida Pereira Tavares (Manaíra)

7) ESF DRª Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

8) ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus)

9) ESF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);

10) ESF Álvaro Ribeiro Rocha (JD. Eldorado);

11) ESF Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);

12) ESF Nossa Senhora da Guia;

13) ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde);

14) ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

15) ESF Miguel Baracat (24 de dezembro);

16) ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

17) ESF Cohab Cristo Rei;

18) ESF Dr.Lucilo Macedo de Freitas ( Parque do Lago);

19) ESF Manoel Bernardo de Barros ( Unipark);

20) ESF Vitor Marques Pereira Malheiros ( Cristo Rei );

21) ESF Aurília Salles Curvo/ Jardim União;

22) ESF Gonçalo Gomes da Silva ( Construmat/ Alameda)

 

Pontos Estratégicos - Bairros:

1) José Carlos Guimarães

2) Residencial São Benedito

3) Júlio Domingos

4) Novo Mato Grosso
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet