Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

28/06/2023 | 07:42

Oito mil famílias de baixa renda não se recadastram e vão pagar mais caro na conta de energia em MT

Tinha direito ao benefício famílias inscritas em qualquer programa social com renda familiar, por pessoa, de até R$ 500.

TVMais News

Oito mil famílias de baixa renda não se recadastram e vão pagar mais caro na conta de energia em MT

Foto: Reprodução

As famílias de baixa renda de Mato Grosso que não fizeram atualização do Cadastro Único (CadÚnico) perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica e vão pagar mais caro na conta de energia a partir de agora. Ao todo, são 8 mil famílias atingidas.

As informações são do Ministério de Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, que repassa todos os meses às distribuidoras de energia, a lista de pessoas que têm direito ao desconto que pode chegar a 65% na conta de energia.

Quem tinha direito ao benefício são as famílias inscritas em qualquer programa social do Governo Federal com renda familiar, por pessoa, de até R$ 500. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada, indígenas e quilombolas.

O gerente de serviços comerciais da Energisa, Roberto Vieira, explica o governo faz a gestão deste trabalho por meio do Cadastro Único (CadÚnico), que oferta uma cesta de benefícios direcionados a famílias de baixa renda. No entanto, é preciso fazer uma atualização dos dados a cada dois anos, evitando o uso sem controle do subsídio.

“Por exemplo, em dois anos essa família que tem o benefício por ter saído da condição de vulnerabilidade. Ou seja, conseguiu uma nova renda.  Então o recurso passa para outras pessoas em condições de vulnerabilidade econômica maior. O problema é que a gente tem a informação que muitas famílias continuam precisando da tarifa, mas perderam o prazo para fazer essa atualização dos dados. Por isso, a gente faz um apelo para que todas busquem a regularização”, detalhou o gerente da Energisa.

O recadastramento é feito diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet