Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

28/06/2023 | 18:25

Sicredi inaugura agência no distrito de Nossa Senhora da Guia

Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT é a única instituição financeira presente na localidade

TVMais News

Sicredi inaugura agência no distrito de Nossa Senhora da Guia

Foto: Divulgação

O Sicredi tem em sua essência a proximidade com os associados promovendo a inclusão financeira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento econômico das comunidades. Para materializar ainda mais essa missão, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT inaugurou nesta terça-feira (27/06) a primeira agência no Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 40 km do centro de Cuiabá. Com 294 anos de história, o pequeno distrito possui cerca de 5 mil habitantes e só agora recebe a primeira instituição financeira, uma cooperativa de crédito, que chega com o propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”. 
 
A agência está situada na rua Sinfronio de Camargo S/Nº Lote 50, na quadra 25, e funciona no modelo de “Agência de Negócios”. Com 121 m² de área construída serão atendidos associados de todos os segmentos, seja pessoa física, empresas ou produtores rurais. Abre as portas com 580 associados, a maioria pessoas físicas.     
 
“A localização de nossas agências é pensada de maneira estratégica. Estar presente nos bairros ou distritos nos torna ainda mais próximos dos nossos associados e dessa forma, podemos entender suas realidades e necessidades. A partir da definição do perfil da comunidade podemos oferecer soluções que agreguem positivamente e que contribuem para o desenvolvimento econômico local”, pontua o superintendente de Desenvolvimento da Sicredi Ouro Verde MT, Leandro Bortolotto. 
 
A abertura da agência no Distrito da Guia faz parte do plano de expansão da cooperativa. Com esta, são 13 agências em Cuiabá, muitas delas localizadas em bairros. Recentemente, a cooperativa abriu agências no Pedra 90, no Coxipó e no Centro da cidade. Estão em fase de implantação outras duas agências, localizadas nos bairros Jardim Imperial e CPA IV, além de uma agência especializada para o público Agro. 
 
“A chegada da agência no distrito tem um impacto enorme e facilita a nossa mobilidade, pois antes tínhamos que ir até Cuiabá. Além de trazer um leque de oportunidades, com produtos como crédito, com o Sicredi a comunidade local também é beneficiada. Os impactos positivos já começaram a ser observados, como a habilitação de professores pelo programa União Faz a Vida e a ações que envolvem a educação financeira. O Sicredi tem ainda o Fundo Social, que apoia com recursos financeiros instituições sem fins lucrativos e projetos que beneficiam a comunidade”, comenta a associada e representante da Associação dos Moradores do Distrito, Judnalva  Ferreira Farias. 
 
Sustentabilidade 
 
A atenção à sustentabilidade é uma característica do Sicredi, que busca constantemente tornar sua operação, estruturas e processos mais eficientes nas áreas econômica, social e ambiental. Nesta agência, por exemplo, o sistema construtivo utilizado reduz em 80% o uso de água e em 75% a geração de resíduos de construção civil. Além disso, conta com maior eficiência térmica, que reduz a temperatura interna em até 7 graus, o que gera, consequentemente, menor consumo de energia elétrica.  
 
Valorização da cultura local 
 
Como forma de homenagear a cultura mato-grossense e cuiabana, a cooperativa exibe nas paredes da nova agência uma pintura do artista plástico Adriano Figueiredo Ferreira. Nascido na capital do estado, o artista tem Mato Grosso como inspiração e utiliza movimentos sinuosos para contar histórias. 
 
Na obra, o artista retrata a relevância histórica do Distrito de Nossa Senhora da Guia, com alguns cenários marcantes da localidade, como a Igreja e a ponte de ferro, dando espaço também à natureza, com pássaros e peixes, e outros símbolos que fazem parte do imaginário da cultura mato-grossense. O catavento, símbolo do Sicredi, está presente na obra, irradiando e espalhando o cooperativismo neste cenário genuinamente regional.   
 
Impacto positivo 
 
A presença física de instituições financeiras contribui de maneira efetiva para a inclusão financeira das comunidades. É o que aponta o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, realizado pelo Sicredi com apoio do pesquisador Juliano Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que é especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico.   
 
A pesquisa aponta que quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros.   
 
“Com a chegada do Sicredi no distrito buscamos contribuir com a bancarização da população, fomentar a economia local através de consultoria financeira para empresas e pessoas físicas, além de desenvolver ações sociais e de educação financeira para a comunidade. Também iremos trabalhar com o Fundo Social, que auxilia com recursos entidades beneficentes locais. Tudo com o propósito de gerar renda e prosperidade para a comunidade em geral”, afirma o presidente da cooperativa, Eledir Techio.  
  
Isso porque a atuação do Sicredi beneficia não apenas os associados, mas reflete em toda a comunidade. Outra pesquisa, desta vez realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local. 
 
“Ou seja, a presença e atuação do cooperativismo de crédito só vem a somar com as comunidades, e como a nossa missão é transformar, desenvolver e levar prosperidade, chegamos ao Distrito da Guia muito animados para fazer a diferença na vida das pessoas”, finaliza o presidente.

Assessoria
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet