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04/07/2023 | 09:04

Seminário Estadual discute Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista em Mato Grosso

O evento conta com a participação de renomados especialistas na área, que compartilharão seus conhecimentos e experiências

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Seminário Estadual discute Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista em Mato Grosso

Foto: Wesley Rodrigues

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT) está promovendo um Seminário Estadual sobre Educação Infantil com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA): percursos e práticas para uma educação inclusiva. O evento começou nesta segunda-feira (03) e segue nesta terça-feira (04) no Hotel Fazenda Mato Grosso, e reunindo especialistas, educadores e gestores para debaterem estratégias e práticas que favoreçam a inclusão de crianças com TEA nas escolas.

Conforme o presidente da Undime/MT, secretário de Educação de Várzea Grande Silvio Fidelis, o Seminário tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimentos sobre a educação infantil inclusiva, com foco especial no TEA. Estão sendo abordados temas como diagnóstico precoce, adaptações curriculares, recursos pedagógicos, formação de professores e práticas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com TEA.

Ainda, segundo ele, o Seminário irá proporcionar aos municípios de Mato Grosso reflexões sobre os caminhos percorridos na educação inclusiva e o aumento de crianças com diagnóstico.

O evento conta com a participação de renomados palestrantes e especialistas na área, que compartilharão seus conhecimentos e experiências. Além disso, serão realizadas mesas-redondas, debates e oficinas práticas, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e adquirir novas ferramentas para a prática educacional inclusiva.

Sílvio Fidelis, parabenizou a união das entidades em prol do evento, que reuniu mais de 400 participantes, mostrando comprometimento com a Educação.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, esteve presente no seminário na manhã desta segunda-feira (03), e agradeceu a oportunidade de participar da ação e ressaltou o compromisso com a educação e com a inclusão para atender os mais de 1.400 estudantes da rede que possuem o transtorno do espectro autista. “Sabemos que a educação no nosso estado tem um contexto histórico de grandes desafios, e que o governo do Estado tem trabalhado para oferecer melhores condições para garantir uma educação pública de qualidade”, disse.  

Alan enfatizou, ainda, a participação da primeira-dama Virginia Mendes em desdobrar as ações inclusivas, principalmente na dedicação e atenção com a Educação Especial. Segundo Alan, a primeira-dama é uma das peças fundamentais no engajamento do projeto e nas parcerias que beneficiam os alunos.


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado com os secretários municipais de Educação, além das ações desenvolvidas na Rede Estadual de Ensino. Segundo ele, o Seminário é uma atenção necessária para a educação de qualidade em Mato Grosso.

Gelson Menegatti Filho, presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), destacou a importância do Seminário e das discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista. “Falar sobre esse tema é proporcionar aos representantes, reflexões sobre os caminhos percorridos na educação inclusiva, buscando potencializar o papel de todos no desenvolvimento dos deveres e funções de cada um no processo de inclusão escolar”, finalizou.

Ao todo, mais de 800 pessoas deverão participar nos dois dias do evento, na capital. Entre eles, secretários Municipais de Educação e gestores educacionais. 

Atendimento Educacional Especializado

Atualmente, das 667 escolas no Estado de Mato Grosso, 444 escolas contam com o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais que possuem professores habilitados em unidocência e especialização em educação especial. Responsáveis por atender aos estudantes com deficiência nas escolas regulares, bem como identificar, elaborar, e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos. 

Para a garantia do acesso à educação aos estudantes que impossibilitados de frequentar a escola, a Secretária de Estado de Educação oferta o atendimento domiciliar e/ou hospitalar, através de professor habilitado em unidocência e especialização em educação especial executa o processo ensino-aprendizagem com o plano de atendimento individualizado elaborado pela unidade escolar.

Em 2023, a Seduc deu início ao projeto de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico Complementar e Suplementar ao processo ensino-aprendizagem – CAMPI – com 13 especialidades médicas de apoio à inclusão dos estudantes da rede estadual com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, deficiências múltiplas, transtornos do neurodesenvolvimento de alta complexidade, com alto nível de comprometimento que apresentem necessidade de atendimento.

A Seduc conta ainda com o Centro de apoio e suporte à inclusão (CASIES), que trabalha com ações desenvolvidas que visam oportunizar a elaboração e divulgação de conhecimentos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao fortalecimento do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
 
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