Mato Grosso,
Terça-feira,
7 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

06/07/2023 | 10:47

Audiência Pública em Cuiabá dá voz aos idosos e busca melhorias nos Centros de Convivência

A audiência teve como objetivo permitir que os idosos expressassem suas opiniões e reivindicações

TVMais News

Audiência Pública em Cuiabá dá voz aos idosos e busca melhorias nos Centros de Convivência

Foto: Reprodução

Em busca de ouvir e compreender as demandas e necessidades da população idosa que utiliza os Centros de Convivência de Idosos (CCIs), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou uma audiência pública no final de junho. Convocada pelo Vereador Dilemário Alencar, do partido Podemos, a audiência teve como objetivo permitir que os idosos expressassem suas opiniões e reivindicações, visando melhorias nos CCIs.

O Brasil é o sexto país com a maior população idosa, contando com aproximadamente 31,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com projeções atualizadas da Organização das Nações Unidas. Diante dessa realidade, torna-se fundamental ouvir e incluir os idosos nas discussões sobre direitos e políticas públicas direcionadas a essa faixa etária.

Durante a audiência pública, os participantes apontaram a falta de atividades que promovam o bem-estar e a socialização no ambiente dos CCIs como uma das principais carências. O senhor Paulo, um dos idosos presentes, expressou o desejo de que os Centros de Convivência sejam vistos como espaços para a socialização. “Gostaria que os CCIs tivessem estruturas adequadas para que pudéssemos fazer atividades que são prazerosas para a gente”, relatou.

As reivindicações apresentadas pelos idosos foram ouvidas por representantes do poder público e autoridades políticas. Segundo o vereador Dilemário Alencar, responsável pela convocação da audiência, essa foi a primeira vez que os idosos tiveram a oportunidade de serem ouvidos em uma sessão aberta, destacando a importância de dar voz à pessoa idosa. Alencar enfatizou que são eles que vivenciam o dia a dia nos Centros de Convivência, sendo justo que suas opiniões sejam ouvidas e consideradas.

Além disso, autoridades locais foram convidados a participar da audiência, buscando discutir soluções e formas de resolver as deficiências detectadas até o momento. O presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende, ressaltou que essa iniciativa fortalece os princípios republicanos e democráticos. “Não é possível desenvolver políticas públicas para a pessoa idosa sem diálogo e sem a participação da família, sociedade civil e do Estado”, afirmou. Rezende destacou ainda que o CEDEDIPI-MT tem como objetivo criar uma rede de proteção da pessoa idosa no estado de Mato Grosso, buscando sensibilizar e convencer a sociedade como um todo sobre a importância de construir algo melhor para os idosos.

Elianeth Nazário, defensora pública de Mato Grosso, destacou o papel da instituição na humanização do atendimento as pessoas idosas, principalmente no que diz respeito ao processo de envelhecimento. Ela reforçou o compromisso da Defensoria Pública e do Ministério Público em defender a implementação de políticas públicas eficazes e garantir o cumprimento dos marcos legais, como o Estatuto do Idoso. “É necessário mudar o paradigma no tratamento dos idosos e que as políticas públicas devem acompanhar essas mudanças”, ressaltou.

A audiência pública em Cuiabá representou um importante passo para ouvir os idosos que frequentam os Centros de Convivência, permitindo que eles expressassem suas necessidades e reivindicações. Essa iniciativa visa diagnosticar as condições atuais desses espaços públicos e propor melhorias para garantir seu bom funcionamento.

Com base nos relatos dos idosos presentes, fica evidente a importância de promover atividades que estimulem o bem-estar e a socialização dentro dos CCIs. Esses espaços devem ser vistos como locais propícios para o convívio social e contar com estruturas adequadas para proporcionar atividades prazerosas aos participantes.

A voz da pessoa idosa precisa ser ouvida e considerada na formulação de políticas públicas. A realização da audiência pública em Cuiabá demonstrou o compromisso em incluir os idosos nas discussões sobre direitos e proporcionar espaços de participação democrática. Com a presença de representantes do poder público, autoridades políticas e especialistas, busca-se construir soluções e melhorar as condições dos Centros de Convivência de Idosos em benefício de toda a comunidade idosa.

Diante do envelhecimento da população brasileira, é fundamental que os gestores públicos estejam atentos às necessidades dos idosos e promovam políticas efetivas de proteção e apoio. A audiência pública em Cuiabá é um exemplo de como o diálogo e a participação podem contribuir para a construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso para a população idosa. Espera-se que os resultados dessa audiência sejam transformados em ações concretas, visando garantir que os Centros de Convivência de Idosos em Cuiabá ofereçam condições adequadas para promover o bem-estar e a qualidade de vida dessa importante parcela da sociedade.

A transmissão completa da audiência está disponível no canal do YouTube da Câmara Municipal de Cuiabá AQUI
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet