Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

18/07/2023 | 08:14 - Atualizada em 18/07/2023 | 10:18

Conselho de enfermagem pede intervenção em hospital por 'péssimas' condições de trabalho

O pedido foi feito com base em uma fiscalização realizada em abril deste ano

TVMais News

Conselho de enfermagem pede intervenção em hospital por 'péssimas' condições de trabalho

Foto: SES-MT

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), pediu intervenção no Hospital Regional de Sorriso (420 km de Cuiabá), por causa das "péssimas condições de trabalho" e pela falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade. O pedido foi feito com base em uma fiscalização realizada em abril deste ano.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) disse que em janeiro deste ano foi realizado um processo seletivo para a contratação de profissionais para atuarem no Hospital Regional de Sorriso e que também está em andamento um processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva para os oito hospitais geridos pelo estado.

“Quanto à questão da estrutura do Hospital, a SES esclarece que o local passa por constante modernização, sendo que já foram investidos R$ 12,3 milhões em obras na unidade de saúde. Já foi concluída a reforma do Pronto Atendimento, da cozinha, do refeitório, da UTI adulto, da nova recepção, do bloco administrativo, da sala de tomografia, do laboratório, além da reestruturação de 32 leitos de enfermaria”.

Além disso, a pasta afirma que já foram iniciadas as obras de readequação da UTI neonatal e do banco de leite. A previsão é de que a obra avance para a ala dos consultórios de atendimentos ambulatoriais na próxima semana.

De acordo com o Coren, consta no documento que foram feitas várias tentativas, junto à SES-MT, para que os problemas fossem resolvidos, no entanto, a secretaria não responde as solicitações do órgão.

"Não responde às nossas solicitações, nem tampouco ao nosso pedido de reunião para sanar as dúvidas quanto às questões de denúncias recorrentes a esta instituição", diz o Coren, em nota.

O Coren ainda informou que a equipe de engenharia, que também participou da fiscalização, concluiu que, “diante das inúmeras inconformidades encontradas, são necessárias medidas de extrema urgência para regularização e revisão geral de toda a estrutura predial".

Entre as irregularidades apontadas pelo Conselho, está a falta de profissionalismo da enfermagem no hospital, que é alvo de notificações desde 2019.

Em fevereiro de 2022, o Hospital Regional de Sorriso foi notificada a contratar 73 enfermeiros e 238 técnicos de enfermagem para "suprir a necessidade mínima para uma assistência adequada e segura ao paciente".

Conforme o órgão conselheiro, é importante que haja o número suficiente de enfermeiros e técnicos atuando na unidade para prestar assistência aos pacientes, por isso, pede que novos profissionais sejam contratados.

“Essa é uma situação que se prolonga há vários anos e tem prejudicado o atendimento aos pacientes. É preciso que os órgãos de controle tomem alguma medida sobre o Hospital Regional de Sorriso antes que uma tragédia aconteça”, disse a presidente do Coren-MT, Lígia Arfeli.

O pedido foi encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE-MT) e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet