Mato Grosso,
Sexta-feira,
3 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

19/07/2023 | 08:09

MTU orienta cadastro diário de passe livre

MTU defende que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande funciona normalmente

TVMais News

MTU orienta cadastro diário de passe livre

Foto: Reprodução

Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) informa que estudantes precisam fazer diariamente a validação do cartão estudantil na máquinha instalada na unidade de ensino que frequenta. Desde segunda-feira (17), universitários relatam que o passe livre não funciona. Alegam que não houve aviso sobre o bloqueio, o que causou constrangimento diante de grosserias dos condutores dos veículos. Nesta terça-feira (18) ainda há relatos de que situação não foi normalizada.

 

Segundo nota encaminha pela MTU, é necessário que a instituição de ensino vincule o estudante ao sistema online da associação, que fica disponível para as unidades de ensino. Diariamente, o beneficiário cadastrado precisa validar o cartão estudantil nos equipamentos instaladas nas instituições. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte.
 
MTU defende que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande funciona normalmente.

Após inúmeras demandas e reclamações, Diretório Central dos Estudantes (DCE), da UFMT, organiza manifestação para quinta-feira (20), na praça Ipiranga, solicitando o passe livre gratuito e irrestrito. Além das aulas, universitários precisam participar de projetos de extensão, iniciação científica, dentre outros eventos em contraturno aos horários de aula para concluir graduação.

MTU alerta que qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.

 

Lei nº 4.141/2001 garante o passe livre estudantil, em Cuiabá. Conforme o texto, são beneficiários os estudantes de primeiro, segundo e terceiro graus, cursos supletivos, pré-vestibulares, Institutos e Escolas Profissionalizantes, Institutos e Seminários Teológicos (religiosos), da rede pública e privada de ensino do Município, matriculados em estabelecimento de ensino, com situação regular junto a Prefeitura Municipal de Cuiabá.

 

Confira nota na íntegra

A MTU informa que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande está funcionando normalmente.

No que diz respeito ao Passe Livre Estudantil de Cuiabá, a MTU esclarece que:
- Para que o estudante obtenha o benefício do Passe Livre é necessário que o mesmo esteja matriculado em uma unidade de ensino pública ou privada de Cuiabá;
- É necessário que a instituição de ensino vincule o estudante ao sistema online da MTU, que fica disponível para as instituições;

- É necessário que o aluno faça diariamente a validação do cartão estudantil na maquinha instalada na unidade de ensino, onde o mesmo está matriculado. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte;

- O Passe Livre Estudantil é garantido conforme a grade curricular do aluno, conforme determina a Lei do Passe Livre (Lei nº 4.141 de 14 de dezembro de 2001, alterado pela lei nº 4.727 de 10 de janeiro de 2005). Os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59. Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.

Qualquer dúvida o estudante deve entrar em contato pelo whatsapp (65) 9 8107 1729.

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet