Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

26/07/2023 | 10:09

Pecuaristas terão acesso a crédito com garantia do Estado para fortalecer pecuária sustentável

O Fundo de Aval é um instrumento que busca mitigar os riscos da operação de crédito para a instituição financeira

TVMais News

Pecuaristas terão acesso a crédito com garantia do Estado para fortalecer pecuária sustentável

Foto: Reprodução

Uma das principais atividades econômicas de Mato Grosso, a pecuária passou a ser inserida no Fundo de Aval do Governo, o MT Garante. Isso significa que os produtores de Mato Grosso poderão ter acesso a créditos junto às instituições financeiras parceiras para fortalecer a atividade, que cada vez mais precisa estar alinhada com a sustentabilidade.

O Fundo de Aval é um instrumento que busca mitigar os riscos da operação de crédito para a instituição financeira, sendo o Governo do Estado o garantidor do crédito da operação para aqueles que têm dificuldades em oferecer bens em garantia pelo empréstimo, facilitando a oferta do crédito aos pequenos negócios.

Microempresas, empresas de pequeno porte, pequeno e médio produtor rural, cooperativas organizadas e atividades econômicas ligadas à economia solidária são beneficiários do fundo de aval. Com a nova inclusão, produtores que trabalham com a pecuária também podem ter acesso ao benefício.

A superintendente de Agronegócios e Créditos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), Linacis Silva, explica que antes, o benefício era restrito a 11 segmentos prioritários, mas após constantes pedidos de outros setores, a pecuária foi incluída no fundo.

“Na perspectiva de contribuir com os produtores pecuaristas, surgiu a possibilidade da inclusão do segmento, o que foi entendido como uma oportunidade de contribuir até mesmo com a regularização ambiental e a redução da pressão pelo desmatamento pelo Comitê Deliberativo do Fundo de Aval, a quem compete as decisões relativas à administração geral do Fundo”, explica a superintendente.

A pecuária aliada à sustentabilidade é um assunto que ganha cada vez notoriedade pelo atual cenário ambiental e geopolítico, provocando então, novas tendências mercadológicas. Portanto, desmatamento, abertura de novos pastos, degradação do solo e nascentes e falta de regularização não condizem mais com o que o mercado pede, dificultando o financeiro dos produtores.

“O pequeno produtor terá a oportunidade de realizar os investimentos necessários na sua propriedade, no desenvolvimento da sua atividade. É crescente a demanda por alimentos produzidos com qualidade, rastreabilidade e ambientalmente adequados. Diante disso, reconhecendo a força da pecuária mato-grossense é evidente que o MT Garante deve atender este segmento muito importante para o comércio internacional e nacional”, reflete a superintendente.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet