Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

27/07/2023 | 08:00

Cacique Raoni envia mensagem ao presidente Lula por ausência em encontro com lideranças indígenas em MT

O objetivo do evento é discutir temas como demarcação de área indígenas e mudanças climáticas

TVMais News

Cacique Raoni envia mensagem ao presidente Lula por ausência em encontro com lideranças indígenas em MT

Foto: Reuters

O Cacique Raoni, líder do povo Kayapó, enviou uma mensagem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (26), cobrando a presença do presidente no encontro que reúne mais de 800 lideranças indígenas na aldeia Piaraçu, Alto Xingu (MT), entre os dias 24 e 28 deste mês. O objetivo do evento é discutir temas como demarcação de área indígenas e mudanças climáticas.

Lula cancelou o encontro com o cacique e demais lideranças para realizar um procedimento no quadril, nesta quarta-feira (26).

Na fala, que foi traduzida também em uma carta enviada ao presidente, o cacique relembra as promessas feitas por Lula para discutir o respeito das terras não demarcadas.

Em nota, a equipe da presidência informou que Lula passou por um procedimento de saúde nesta semana, o que não permitiu a ele participar do encontro, mas que “o compromisso do presidente com o combate à grilagem e a garantia de territórios foi feito várias vezes durante a campanha, depois da eleição e da posse”.

“O governo agiu de forma tempestiva contra o genocídio contra o povo Yanomami, criou o Ministério dos Povos Indígenas e está reforçando a estrutura da Funai e a atuação da Polícia Federal, do Ibama e das Forças Armadas na segurança e combate ao crime e invasões de áreas indígenas”, diz.


O líder do povo Kayapó convocou lideranças e autoridades para firmarem um ''Compromisso em defesa da Terra''.

O evento conta com a participação de delegações de diversas etnias, além da presença das ministras Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas e Marina Silva, do Meio Ambiente.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho também estarão presentes. Ao final do evento, será divulgada uma carta aberta com as reivindicações e próximos passos da luta indígena.

Esse é o segundo encontro realizado na história do povo indígena em Mato Grosso. A primeira edição foi em janeiro de 2020, antes da pandemia. Dela, saiu uma carta de compromisso das lideranças, o "Manifesto do Piaraçu". O evento deste ano deverá gerar um novo documento.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet