Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

04/08/2023 | 11:44

Ação busca incentivar mulheres a denunciar casos de violência doméstica

Entidades como a Defensoria Pública, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia Especializada são parceiras dessa ação

TVMais News

Ação busca incentivar mulheres a denunciar casos de violência doméstica

Foto: Assessoria

A primeira-dama Marcia Pinheiro, por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher, preparou uma grande agenda para agosto, mês de conscientização acerca da violência doméstica e familiar. O lançamento do Circuito da Violência Doméstica, nome sugerido, ocorreu na terça-feira (1), na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá.

Segundo Márcia, o local foi estrategicamente pensado devido à enorme circulação de pessoas no coração da Capital. “São centenas de pessoas, mulheres, que passam por aqui todos os dias. Então, levar toda essa gama de informação e orientação é fundamental para que as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência saibam em qual estágio estão, e melhor, o que elas devem fazer nesses casos”, contou.

O circuito contou com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, um grupo de atuação que envolve 14 instituições e os três poderes, trabalhando em prol de ações unificadas no combate à violência contra a mulher.

Entidades como a Defensoria Pública, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia Especializada são parceiras dessa ação que acontecerá em diversos bairros de Cuiabá. “Nós, da rede, temos o intuito de chegar mais perto da população. É mostrar para essas mulheres que existem recursos, que temos estrutura pública de apoio à vítima de violência doméstica”, elencou Jozirlete Criveletto, delegada da Mulher.

Qualifica Cuiabá

A ação também contou com a presença de alunas e empreendedoras do programa Qualifica Cuiabá, que comercializam seus produtos na área de alimentação. “Essas mulheres são exemplos de independência financeira e de saída do ciclo da violência doméstica, pois sabemos que muitas mulheres se sujeitam a essa condição de agressão por não terem perspectiva de sustento familiar para seus filhos”, explicou Márcia.

O Qualifica já certificou mais de 7 mil pessoas desde 2018, com mais de 80% dos alunos compostos pelo público feminino. A ação é uma das mais importantes políticas de combate à violência doméstica realizada pela Prefeitura de Cuiabá.

“Temos inúmeros casos de mulheres que saíram do ciclo da violência por meio do Qualifica. Em 2019, o judiciário reconheceu essa iniciativa como uma das políticas que auxiliaram a registrar zero feminicídio naquele ano na Capital”, lembrou a primeira-dama.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet