Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

18/09/2023 | 15:49

Prefeito apresenta ao TCE documentos que apontam rombo de R$ 183 milhões na Saúde de Cuiabá

A intervenção estadual na saúde de Cuiabá começou em 15 de março deste ano, por determinação judicial

TVMais News

Prefeito apresenta ao TCE documentos que apontam rombo de R$ 183 milhões na Saúde de Cuiabá

Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Emanuel Pinheiro participou de uma audiência com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, TCE, Sérgio Ricardo, onde ele entregou toda a documentação que aponta irregularidades na gestão financeira da Saúde Pública pelo gabinete de intervenção. O prefeito foi acompanhado pelos secretários municipais de Planejamento e de Fazenda, Eder Galiciani e Antônio Roberto Possas de Carvalho e pelo procurador geral adjunto, Benedicto Calix.

“Tivemos hoje uma excelente audiência com o Conselheiro Sérgio Ricardo, que não apenas é o relator das contas de Cuiabá para o ano de 2023, mas também supervisiona o trabalho do gabinete de intervenção do Estado do Mato Grosso na Secretaria Municipal de Saúde e na Empresa Cuiabana de Saúde Pública de Cuiabá. Durante a reunião, apresentamos denúncias gravíssimas, que apontam um rombo de mais de 183 milhões de reais na saúde pública municipal, causado pela intervenção. Essa situação pode resultar em consequências irreparáveis se não forem tomadas providências imediatas. Para respaldar nossa denúncia, demonstramos a seriedade dos dados, baseando-nos em relatórios do Siafic (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária) do próprio Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Portanto, é imperativo que as autoridades ajam com urgência para evitar o verdadeiro caos no sistema de saúde da capital”, comentou o prefeito.

Ao receber os documentos, o conselheiro Sérgio Ricardo disse que iria encaminhar imediatamente para sua equipe técnica, para uma análise criteriosa de cada item e que chamará a intervenção para prestar esclarecimentos.

“São questionamentos importantes, que merecem a total atenção e empenho do Tribunal de Contas. Assim que obtivermos o relatório da minha equipe, solicitarei a presença da intervenção para explicar os pontos levantados. É relevante destacar que as informações que vocês trouxeram aqui são provenientes do próprio sistema do Tribunal de Contas. O objetivo do Tribunal de Contas é sempre fornecer uma transparência absoluta em relação a como os gastos públicos são realizados, como são aproveitados e como são direcionados. Portanto, quero garantir a vocês que todos os pontos que foram apontados receberão uma atenção rigorosa e cuidadosa por parte do Tribunal de Contas”, esclareceu.

O prefeito disse que está confiante de que no Tribunal de Contas a denúncia será tratada com o grau de seriedade que o assunto merece. “Estamos fazendo nossa parte e acreditamos que a sociedade cuiabana será a principal beneficiada com estas ações”, finalizou.

Pinheiro já entregou pessoalmente a mesma documentação para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, para o Procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz, no Ministério Público e para o presidente da Câmara Municipal, Chico 2000.

A intervenção estadual na saúde de Cuiabá começou em 15 de março deste ano, por determinação judicial.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet