Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

29/09/2023 | 11:02

Governo admite fechar Santa Casa após abrir Hospital Central

A previsão do Estado é que no início de 2024 as obras já estejam concluídas, e o hospital já entre em funcionamento

TVMais News

Governo admite fechar Santa Casa após abrir Hospital Central

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) revelou que o governo não tem intenção de comprar o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A gestão trabalha com a possibilidade de desativar o hospital, sob a responsabilidade do Poder Executivo, tão logo consiga inaugura o Hospital Central, localizado no Centro Político Administrativo da Capital.

A previsão do Estado é que no início de 2024 as obras já estejam concluídas, a unidade equipada, e o hospital já entre em funcionamento. Ele é projetado para ter 10 salas cirúrgicas, 60 leitos de UTI e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos.


De acordo com Mendes, o Estado não tem a intenção de manter três grande unidades hospitalares na Grande Cuiabá. Hoje, o Estado administra o Metropolitano, em Várzea Grande, e tem como objetivo inaugurar o Central e o Universitário Julio Müller.

“Nós temos um prédio alugado. Eu sempre disse, e se é novidade para alguém essa pessoa está descontextualizada, que o Estado de Mato Grosso não terá três grandes hospitais aqui”, disse.

Segundo o chefe do Executivo, ao inaugurar a unidade do Centro Político, “grande parte do atendimento que ocorre na Santa Casa será deslocado para o Hospital Central”.

Mendes ainda relembrou que a administração da Santa Casa – uma unidade filantrópica - só passou a ser do Estado em 2019 após a unidade ficar fechada por cerca de 60 dias. De acordo com o governador, por culpa da Prefeitura.

À época, a administração do hospital alegava falta de repasses por parte da gestão municipal.

“A Prefeitura deixou fechar e [deixá-la fechada] causava um colapso gigantesco na Saúde de Cuiabá. Então, nós requisitamos, estamos pagando um aluguel mensal”, disse.

Os custos com reparos da unidade, segundo Mendes, são altos por conta da idade do prédio. A fachada da Santa Casa é tombada como patrimônio histórico. 

O Hospital Estadual Santa Casa dispõe de 177 leitos de enfermaria e 41 leitos de UTI. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet