Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

09/10/2023 | 11:40

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto no Cine Teatro

A apresentação faz parte da Série Cerrado e será nesta segunda-feira

TVMais News

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto no Cine Teatro

Foto: Assessoria

Dando sequência à extensa programação da Temporada Artística 2023, no ano em que o Instituto Ciranda completa 20 anos de fundação, a Orquestra CirandaMundo apresenta mais um concerto da Série Cerrado. Além de um repertório especial, esse concerto terá outro diferencial: será apresentado nesta segunda-feira (09), no Cine Teatro Cuiabá.

O programa de concerto inclui uma das obras mais famosas do compositor russo Sergei Prokofiev: a história infantil intitulada Pedro e o Lobo, além dos quatro movimentos da peça Estampas Nocturnas, do compositor mexicano Manuel Ponce. Mais uma vez, o repertório contará com uma composição de um integrante da orquestra, intitulada “Pensamentos do Dia Nº 1”, para trompete e orquestra.

O compositor Jader Evangelista acredita que o público vai se surpreender com a obra contemporânea, criada a partir das referências da música erudita do século XX. “Essa composição é baseada em fragmentos de música pensados durante um dia, desde quando acordei até a madrugada. Teremos pequenos fragmentos de frevo, choro e outros ritmos do Brasil em uma linguagem moderna”, antecipa.

Um momento especial e também um desafio para o solista da peça, o trompetista Fábio Cerqueira. “Pra mim é sempre especial estar com os músicos do Instituto Ciranda, e nesse caso mais ainda, por estar atuando como solista, na obra de um amigo, o compositor Jader Evangelista. E também é um desafio, por se tratar de uma peça contemporânea, com uma linguagem que exige bastante do intérprete”, explica.

Programação para as crianças

Na semana em que se celebra o dia das crianças, a Orquestra CirandaMundo já inicia suas homenagens aos pequenos, com a peça Pedro e o Lobo. “Preparamos essa obra para a segunda parte do concerto, justamente pensando nas crianças. A narração será realizada pela Thayana Bruno. Ela vai contando a história, que vai sendo sublinhada pela música. É uma peça que agrada muito a todos, mas especialmente as crianças”, sintetiza o maestro Murilo Alves.

No dia 14 de outubro, tem mais programação em alusão à semana das crianças, com a apresentação do Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a partir das 20h00. Os ingressos para ambas as apresentações custam R$ 2,00 mais um quilo de alimento, e podem ser retirados na Casa de Bembem, sede do Instituto Ciranda, na Rua Barão de Melgaço, número 3963, região Centro Norte de Cuiabá.

Cultura e cidadania

Há 20 anos o Instituto Ciranda - Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé. Somente na capital, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Parceiros

Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Acessibilidade

Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para deficientes visuais (audiodescrição) e deficientes auditivos (intérprete de libras).
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet