Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

17/10/2023 | 08:11

Conferência Municipal de Cultura acontece neste sábado em Cuiabá

A Conferência Municipal tem o poder de deliberar ações tanto para o município quanto para o estado

TVMais News

Conferência Municipal de Cultura acontece neste sábado em Cuiabá

Foto: Reprodução

Neste sábado (21) acontece a 4ª Conferência Municipal de Cultura na Escola Estadual Liceu Cuiabano em Cuiabá. O evento é aberto a todos os participantes do cenário cultural, e tem o de impulsionar propostas que serão posteriormente encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, prevista para novembro deste ano, além de contribuir com a proposta final que será apresentada na Conferência Nacional de Cultura, programada para ocorrer em março de 2024. O evento acontece das 8h às 17h e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

A Conferência Municipal tem o poder de deliberar ações tanto para o município quanto para o estado. Além de apresentar propostas, haverá a seleção de delegados que representarão o município na conferência estadual. Para facilitar as discussões, serão criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central: "Democracia e o Direito à Cultura".

Cada grupo terá a oportunidade de apresentar até 10 propostas relacionadas ao tópico em questão. Durante a inscrição, os participantes poderão escolher em qual eixo ou tema desejam contribuir, geralmente selecionando aquele que mais se alinha com sua área de interesse ou expertise.

Os seis eixos que serão debatidos incluem: Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.

O secretário-adjunto de Cultura municipal, Justino Astrevo destacou a importância deste evento, afirmando que "trata-se de um momento crucial para destacar as diretrizes que moldarão políticas públicas eficazes. As Conferências são uma oportunidade para a sociedade civil e o governo se unirem para debater questões relevantes e fortalecer os protagonistas que atuam no setor cultural”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet