Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

20/10/2023 | 11:41

​Evento do Sesc-MT discute o protagonismo feminino no audiovisual

O Sesc Arsenal recebe profissionais de renome para o debate ‘Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’.

TVMais News

​Evento do Sesc-MT discute o protagonismo feminino no audiovisual

Foto: Reprodução

A presença e o papel das mulheres no audiovisual é um dos temas que será debatido no Fórum Regional LabMais, que acontece de 18 a 21/10, e é promovido gratuitamente pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). No dia 21, às 18h, o Sesc Arsenal recebe profissionais de renome no mercado estadual para o debate ‘Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’.
 

Na oportunidade, as participantes terão uma conversa sobre a luta por espaço em um mercado predominantemente masculino. As profissionais Karine Queiroz, Caroline Araújo e Ana Carolina Melo irão discorrer sobre o impacto da representação feminina no universo digital, a divisão de gênero no trabalho e a representações da mulher e seus estereótipos.

Karine Queiroz é realizadora audiovisual e considera que uma das formas de contribuir de maneira efetiva com a sociedade, é escolhendo os espaços em que se deseja ocupar. No entanto, enfatiza que, para que essa escolha possa acontecer, é preciso que o ambiente seja favorável e, por isso, entende que essa movimentação pode ser um desafio.  

“O preparo para lidar com as mais diversas circunstâncias passam por camadas profundas que muitas vezes necessitam de um (re)alinhamento de expectativas e perspectivas. Por isso, espaços de formação e debate, como o Fórum LabMais, são fundamentais na construção de repertórios. Eles podem levar muitas pessoas a refletirem sobre os lugares que ocupam e de que maneira podem tornar o ambiente mais saudável e receptivo a mulheres que já atuam, ou que desejam atuar no setor”, enfatiza Karine.  

Yasmin Oliveira, de 15 anos, é aluna do Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) e comenta que durante as aulas do laboratório, pôde perceber o trabalho audiovisual, feito por eles, ganhando vida. Também explica a importância de falar sobre a presença da mulher neste mercado.


“Quando comecei a conhecer mais sobre as produções e ver como funciona, pude perceber que existem bem mais homens em cargos de direção, por exemplo”, enfatiza.

 

Janna Maria da Silva, também tem 15 anos e conta sobre o seu primeiro contato com a atuação audiovisual. “Eu tive experiências em teatros, mas no laboratório eu consegui ver que é bem diferente, aprendi muita coisa nova”, diz. 

 

A jovem acrescenta que gostou muito de operar câmeras e que talvez siga a profissão. “Descobri que quero ser atriz e/ou diretora”, completa. As estudantes comentam sobre o protagonismo que possuem na construção da programação do evento.

 

Explicam que optaram por temas que viram durante o laboratório e que têm interesse em aprofundar o conteúdo. Acrescentam ainda que o LabMais é uma ferramenta que pode facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

 

“Acho que pode ficar bem mais fácil, porque aqui temos contato com diversas áreas, desde o roteiro até a atuação. Ter essa experiência nos coloca à frente”, explica Yasmin.

 

“O LabMais este ano fala sobre autonomia, e que leva a construção dos repertórios de cada um como uma possibilidade para construir caminhos. E o audiovisual é isso, não é?! Uma soma de repertórios, pois não se conta uma história sozinha. É uma oportunidade de trocas e de compartilhar esses caminhos. Então, estou ansiosa por esse momento”, finaliza Karine.

 

O LabMais

A coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Francieli Martins, explica que o projeto ‘LabMais’ existe em Mato Grosso desde 2022. Comenta que se trata de uma ação continuada, pois recebe, uma vez na semana, jovens de 14 e 19 anos para aulas teóricas de audiovisual e para o desenvolvimento e experimentações em audiovisual, onde têm a oportunidade de colocar em prática, todos os conteúdos assimilados.

 

O projeto tem o objetivo de oportunizar um espaço de troca de informações e discussões. Os jovens são incentivados a realizarem produções escritas, que dialoguem com a cultura digital, além de proporcionar um espaço de escuta onde as produções audiovisuais dos envolvidos na ação possam ser acessadas, ouvidas, assistidas e comentadas.

 

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

20/10 – Das 19h às 21h Palestra – Ouvindo Cinema: Uma viagem sobre as ondas sonoras da sétima arte – Com Roberto Strada – Palestra que promete trazer à tona a nostalgia e a paixão pelo cinema. Os participantes serão transportados para momentos memoráveis, onde música e imagem se fundem, criando uma experiência única e inesquecível. Além disso, todos compartilharão uma experiência sensorial que nos leve a compreender a importância e o poder das trilhas sonoras na construção de histórias que atravessam gerações.

 

21/10 – Das 18h às 20h Debate ‘Audiovisual – Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’ – Com Ana Carolina Melo, Caroline Araújo, karine Queiroz – A luta por espaço está em pauta, mas isso não é novidade. Embora muitos dos paradigmas iniciais tenham sido quebrados, nos dias de hoje, o debate sobre a participação feminina no mercado continua ativo. Cinco mulheres que trabalham com mídia, audiovisual e literatura, discorrem sobre o impacto da representação feminina no universo digital, a divisão sexual do trabalho, as representações da mulher e estereótipos, além de políticas públicas e atuação da sociedade civil. O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


SERVIÇO ‘Fórum Regional LabMais’

Quando: 18, 19, 20 e 21 de outubro Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT) Entrada Gratuita
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet