Mato Grosso,
Segunda-feira,
6 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

07/11/2023 | 11:50

​Produtores de soja se aproximam de chineses para fortalecer parceria com maior comprador de MT

A parceria também prevê o incentivo à pesquisa e inovação no setor agrícola para aumentar a produtividade e a eficiência

TVMais News

​Produtores de soja se aproximam de chineses para fortalecer parceria com maior comprador de MT

Foto: Reprodução

Representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) assinaram parceria com a Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA/China) e com a Sinomach Hainan (Corporação das Indústrias de Máquinas Nacional da China) para promoção das exportações de grãos de Mato Grosso para o país asiático e a compra de maquinários chineses para armazenamento de grãos.

A parceria com a CFNA/China tem como objetivo estabelecer parceria colaborativa para promoção da cadeia sustentável de fornecimento de soja e milho, visando o desenvolvimento socioeconômico e práticas ambientalmente responsáveis em Mato Grosso e na China. A parceria também prevê o incentivo à pesquisa e inovação no setor agrícola para aumentar a produtividade e a eficiência, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto ambiental.

O presidente Fernando Cadore destaca que a China é o maior importador de soja de Mato Grosso e que também caminha para ser o maior comprador do milho. Portanto, é de vital importância os acordos, argumenta Cadore, pois levam aos compradores chineses o trabalho que o produtor rural já faz na parte ambiental.

“O Brasil é o país que produz com maior sustentabilidade. O que a gente faz é simplesmente mostrar e, através do memorando, oficializar essa responsabilidade de produção, de continuidade de fornecimento, junto com o que o nosso produtor já faz, que é a preservação ambiental”, enfatiza Fernando Cadore.

Com a Sinomach Hainan (Corporação das Indústrias de Máquinas Nacional da China) –  grupo estatal administrado diretamente pelo governo central da China, classificado pela Fortune Global 500 como uma das maiores companhias no mundo – o objetivo principal é a promoção das exportações de grãos de Mato Grosso para o país asiático.

Para Cadore, os acordos demonstram a preocupação do mercado chinês em manter a continuidade do fornecimento de grãos, assim como reforça a necessidade de uma via de mão dupla, com a importação de equipamentos, principalmente relacionados ao armazenamento. Atualmente, Mato Grosso consegue armazenar 48,53 milhões de toneladas, segundo a Conab, enquanto sua produção de soja e milho se aproxima de 100 milhões de toneladas.

“A Sinomach atua também no ramo de máquinas, importação, exportação, além da originação de cerais, construção de silos e armazéns. Talvez seja uma porta de entrada para equipamentos para o Brasil futuramente, principalmente no que diz respeito ao armazenamento, que é um gargalo muito grande. Isso talvez se reflita em uma via de mão dupla”, destaca Cadore.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet