Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

17/11/2023 | 11:17

Poconé decreta estado de emergência

A medida se deu devido às proporções dos incêndios no Pantanal, que já queimaram mais de 200 mil hectares

TVMais News

Poconé decreta estado de emergência

Foto: FolhaPress

Poconé (105 KM de Cuiabá), está oficialmente em situação de emergência devido às proporções dos incêndios no Pantanal, que já queimaram mais de 200 mil hectares somente no município. Com essa medida, a Defesa Civil da cidade terá autonomia para coordenar as ações dos órgãos municipais e voluntários poderão ser convocados para atuarem no combate às chamas.

“Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. [...] Autoriza-se a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência aos afetados pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil”, diz o decreto.

A decisão foi tomada pelo prefeito Tatá Amaral (União), que assina o decreto publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). No texto, ele justifica o decreto com a necessidade de dar uma resposta urgente aos incêndios em áreas legalmente preservadas. 

“Considerando que o período de chuva ainda não se iniciou no município, que as condições climáticas adversas, com ondas de calor que elevam ainda mais a temperatura e reduzem a umidade do ar, tornando-se o ambiente ainda mais favorável para propagação dos incêndios florestais; a necessidade de resposta urgente ao controle de incêndios florestais em áreas legalmente preservadas e não preservadas, com base no levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; e que a área queimada estimada ultrapassa 200.000”, consta de trechos do decreto.

O texto do documento ainda classifica os incêndios como desastre de média intensidade e cita o parecer técnico da Defesa Civil.

Incêndios no Pantanal

Mais de 2 mil focos de calor foram identificados nesta quinta-feira (16), em Mato Grosso. Entre as cidades que mais sofrem com as queimadas está Poconé, que concentra 73,5% do total. Dados estes que refletem as chamas que se alastram na região do Pantanal mato-grossense.


Os números foram divulgados por meio do Boletim Risco de Incêndio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No documento, é possível ver que 2036 focos de incêndio foram identificados no estado. Os municípios com mais registros estão na região do Pantanal, no Centro-Sul do estado: Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres.

Apenas em Poconé, foram registrados 1498 focos. Dados preocupantes, já que na quarta (15) o fogo acabou se alastrando na região e tomou grandes proporções se aproximando de pousadas localizadas na Transpantaneira, região de Porto Jofre.


Leiagora
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet