Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

12/01/2018 | 14:01

Hospitais filantrópicos fecham UTIs e deixam de receber pacientes do SUS

Da Redação

A partir da próxima segunda-feira (15), os hospitais filantrópicos Santa Helena, Hospital Geral e Santa Casa de Cuiabá vão paralisar os atendimentos para novos pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo. Já a Santa Casa de Rondonópolis também deverá paralisar seus serviços gradativamente nos próximos dias devido a falta de repasses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O Hospital Santa Casa informa que está sem receber pelos leitos de retaguarda desde março do ano passado, por isso irá paralisar todos os atendimentos que são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quinta-feira, os funcionários do hospital - o mais antigo de Mato Grosso - já haviam informado que vão cruzar os braços casos não recebam seus salários hoje. Eles ainda não receberam os vencimentos referentes a novembro e dezembro

A presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt), Elizabeth Meurer, alega que o problema nos repasses comprometem a continuidade dos atendimentos nas unidades.

"Estamos devendo prestadores de serviços, funcionários e não temos mais condições de comprar os medicamentos de alto custo. Precisamos pagar as dívidas para termos condições de trabalhar, porque não temos mais de onde tirar dinheiro”.

Meurer relata que os filantrópicos são responsáveis por 85% dos atendimentos aos usuários do SUS no Estado de Mato Grosso e a maior preocupação é o atendimento à população com qualidade e eficiência.

“Infelizmente viemos comunicar à população que necessita do atendimento pelo SUS que não temos outra saída a não ser a paralisação para que não haja comprometimento na qualidade do atendimento o que mais prezamos em nossas instituições”, afirma a presidente.

Elizabeth destaca que foi realizado um acordo com a Bancada Federal e o Governo de Mato Grosso onde seria destinado recursos das emendas parlamentares no valor de R$ 33 milhões para os Hospitais Filantrópicos.

“E que infelizmente esse valor acordado ainda não foi repassado apesar do empenho da bancada federal”.

O governo do Estado ainda não se manifestou sobre o assunto.

(As informações são da assessoria de imprensa)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet