Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

13/12/2023 | 09:17

​Festival de Siriri e Cururu é realizado neste fim de semana em Cuiabá

O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, com entrada gratuita

TVMais News

​Festival de Siriri e Cururu é realizado neste fim de semana em Cuiabá

Foto: Divulgação

A 15ª edição do Festival de Siriri e Cururu ocorre neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Cuiabá, com espetáculos inspirados nas raízes indígena, afro-brasileira e religiosa do povo mato-grossense. Com investimento de R$ 770 mil do Governo de Mato Grosso, o evento é realizado no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 19h, com entrada gratuita.

“Com total incentivo e fomento do Governo de Mato Grosso, esta edição traz como elemento principal o respeito, o cuidado e o protagonismo dos grupos e detentores destas tradições. Juntos, articulados e fortalecidos, os grupos assumiram a organização de todas as etapas do evento, e assim podem seguir caminhando na trilha do desenvolvimento profissional e colocar o Estado na agenda dos grandes eventos de cultura popular do país”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

Ao todo, são 12 grupos que se apresentam no Festival, entre eles alguns formados em quintais tradicionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.

A programação conta com espetáculos do grupo de cururu Tradição Cuiabana e os de siriri Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana, Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e Flor Ribeirinha.

O diretor artístico do festival, Avinner Brandão, conta que os mestres e artistas do siriri e cururu estão ansiosos, principalmente porque nesta edição eles são os responsáveis pela organização e a produção artística do evento.

“Especialmente porque os grupos estão assumindo o protagonismo de sua própria história, sem interlocutores. Eles têm voz ativa na tomada de decisões. Então, podemos dizer que é a cultura pensada pelo povo, para o povo”, afirmou. 

Além de reconhecer e fortalecer o trabalho dos grupos e mestres, permitindo que eles assumam o protagonismo do Festival, o secretário titular da Secel, Jefferson Neves, destacou a importância do evento para a valorização e a difusão das manifestações culturais do Estado.

“O Festival de Siriri e Cururu é um dos maiores eventos da cultura popular mato-grossense, e esta será a maior edição do evento, com uma expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, considerando a capacidade do Ginásio Aecim Tocantins. Convidamos toda população para prestigiar o belíssimo trabalho dos grupos de siriri e cururu, aproveitando o conforto de assistir aos espetáculos em um espaço coberto e com a segurança necessária para receber as famílias”, afirmou.

Confira abaixo a programação completa:

15/12 - SEXTA - 19h
- Dispositivo de autoridades
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri: Voa Tuiuiú
- Grupo de Siriri: São Gonçalo beira rio 
- Grupo de Siriri Flor Serrana 

16/12 - SÁBADO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Estrela Guia 
- Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
- Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
- Grupo de Siriri Flor do Campo
 
17/12 - DOMINGO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Flor de Atalaia
- Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
- Grupo Siriri Elétrico
- Grupo de Siriri Flor Ribeirinha

Serviço
Festival de Siriri e Cururu
Data: 15, 16 e 17 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: Ginásio Aecim Tocantins, na avenida Agrícola Paes de Barros, bairro Verdão, em Cuiabá (MT).
Informações: @institutonandaia no Instagram
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet