Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

12/01/2018 | 15:52

Governo garante que já repassou dinheiro de filantrópicos para Cuiabá

Olhar Direto

O governador Pedro Taques (PSDB) garantiu que o governo não está devendo a Santa Casa e que o dinheiro destinado aos hospitais filantrópicos já foi repassado para o município de Cuiabá. As instituições haviam ameaçado paralisar, caso os recursos não fossem pagos até a próxima segunda-feira (15).

Em entrevista a jornalistas após assinar contrato de transportes no terminal rodoviário de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (12), o chefe do executivo confirmou que o dinheiro já está com o município e que será repassados as unidades.

“Nós não repassamos este dinheiro diretamente para Santa Casa. O que o estado faz é repassar para os filantrópicos via município de Cuiabá. Não estamos devendo para os filantrópicos por que já passamos para o município” disse o governador.

A Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt) anunciou nesta sexta-feira (12) que iria paralisar os atendimentos para novos pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) a partir da próxima segunda-feira (15) por falta dos repasses por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Segundo a presidente da Fehosmt, Elizabeth Meurer, a Santa Casa está sem receber pelos leitos de retaguarda desde o mês de março do ano passado e como o recurso ainda não veio, a unidade não tem mais condições de atender novos pacientes.

Os hospitais filantrópicos são responsáveis por 85% dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Mato Grosso.

As unidades de saúde cobram o repasse de R$ 33 milhões provenientes dos R$ 156 milhões das emendas impositivas destinadas pela bancada federal mato-grossense. Segundo a Fehosmt, o dinheiro ainda não chegou aos cofres dos hospitais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet