Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

15/01/2018 | 08:32

Lenda americana do automobilismo, Dan Gurney morre aos 86 anos

Além de vencer na F1, Indy, Le Mans e NASCAR, piloto também foi o pioneiro no uso de capacete que cobria todo o rosto e em espirrar champanhe no pódio

Globoesporte.com

Lenda americana do automobilismo, Dan Gurney morre aos 86 anos

Foto: Getty Imagens

Morreu neste domingo Dan Gruney, aos 86 anos, por complicações relacionadas a uma pneumonia. O americano é considerado uma lenda do automobilismo por ter vencido quatro provas na F1 (uma delas em seu próprio carro), além de triunfar na Indy, Le Mans e NASCAR.

A carreira de Gurney foi marcada pelo pioneirismo em diversas áreas: o americano foi o primeiro a usar o capacete que cobre o rosto todo, conquistou a primeira e única vitória da Porsche na F1, além de ter lançado a moda de espirrar o champanhe no pódio, após a vitória das 24 Horas de Le Mans, em 1967. Sua carreira na Indy resultou na criação de um dispositivo aerodinâmico chamado de Gurney Flap (um pequeno apêndice perpendicular na ponta traseira da asa).

Na Fórmula 1, Gurney largou 86 vezes e venceu quatro. Disputou corridas por equipes como Ferrari, BRM, Porsche, Lotus, Brabham, Eagle and McLaren. Em 1967, o americano venceu o GP da Bélgica guiando o próprio carro (Eagle), o segundo piloto na história da F1 a completar o feito - o primeiro foi sir Jack Brabham.

- Com um último sorriso no seu lindo rosto, Dan guiou ao desconhecido poco antes do meio-dia de hoje, 14 de janeiro de 2018. Em profundo pesar, mas com gratidão nos nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante seu tempo na terra, nós dizemos vá com deus - dizia comunicado emitido pela viúva Evi e a equipe fundada por Dan, a All American Racers.

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet