Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

10/01/2024 | 10:45

​Tradicional festa em homenagem a São Gonçalo começa neste sábado em Cuiabá

A festa reúne centenas de pessoas, entre visitantes e moradores na comunidade ribeirinha formada por artesãos e ceramistas

TVMais News

​Tradicional festa em homenagem a São Gonçalo começa neste sábado em Cuiabá

Foto: Divulgação

A tradicional festa em homenagem a São Gonçalo começa neste sábado, 13 de janeiro, no centro cultural da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, com uma extensa programação, incluindo a gastronomia regional, artesanato e apresentações de grupos de siriri, além de banda de rasqueado.

Todos os anos, o reinado da festa é escolhido pelos próprios moradores. A rainha dos festejos deste ano é uma das pioneiras da comunidade, Domingas Leonor da Silva. Ela ressaltou que apesar das dificuldades, a festa de São Gonçalo é realizada graças ao esforços de pessoas muitos empenhadas em manter a tradição.

A festa reúne centenas de pessoas, entre visitantes e moradores na comunidade ribeirinha formada por artesãos e ceramistas. A origem da festa se deu pelo fato de seus moradores, à época, terem achado uma imagem do santo, dentro do rio. A comunidade é considerada por muitos o ‘berço de Cuiabá’, pelas suas tradições, fé e religiosidade de toda a comunidade, amparada pelo santo padroeiro.

A comunidade São Gonçalo Beira Rio é conhecida por sua culinária, artesanato em cerâmica e por suas peixarias e pelas festas tradicionais. Neste sábado, a programação terá início com a procissão e uma missa. Em seguida, a apresentação de siriri do grupo infantil Sementinha. Também será servido o chá com bolo para os participantes da festa.

A noite, é sempre servida a tradicional sopa, que é feita a base de legumes, verduras, macarrão e carne. A sopa revigora as energias, principalmente das pessoas que passam o dia se dedicando ao trabalho com os preparativos da festa e das apresentações culturais. No encerramento, acontecerá o grande baile, que promete agitar a noite com o rasqueado cuiabano. No domingo, último dia de festa, será promovido o Torneio de Futebol Society no Campo do Quati, com a participação das seleções e de torcidas da comunidade.

Programação da Festa de São Gonçalo:
Sábado (13/01)
9h – procissão e a missa na paróquia do bairro.
Apresentação do grupo de siriri sementinha do flor ribeirinha
Chá com Bolo
19h – Levantamento de mastro, reza dançada com os cururueiros
21h – Apresentação dos grupos Flor Ribeirinha e São Gonçalo Beira Rio
00h – Tradicional sopão para todos
1h – Encerramento com banda de rasqueado

Domingo (14/01)
8h – Torneio Futebol Society no Campo do Quati
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet