Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Polícia

17/01/2024 | 11:54

​PF desarticula organização criminosa que “pescava” dinheiro e envelopes com cheques em caixas eletrônicos

Foram cumpridos dez mandados de buscas e apreensões e bloqueio de valores de quase meio milhão de reais dos envolvidos

TVMais News

​PF desarticula organização criminosa que “pescava” dinheiro e envelopes com cheques em caixas eletrônicos

Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF), desmantelou uma organização criminosa acusada de subtrair dinheiros em caixas eletrônicos em Bancos da Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã desta quarta-feira 17.01, durante os cumprimentos da Operação Fishing.

Foram cumpridos dez mandados de buscas e apreensões e bloqueio de valores de quase meio milhão de reais dos envolvidos.

Segundo as investigações, o grupo agia em diversas cidades do Brasil, muitos deles na região Norte e Nordeste. Entre os municípios estão Cacoal , Jaru, Alto Paraiso e Porto Velho, além da cidade de Humaitá no AM.

As investigações tiveram início e fevereiro do ano passado, quando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo com cinco pessoas na cidade de Pimenta Bueno e RO. No veículo foram encontrados vários cheques que somados chegava à casa de R$ 19,6 mil reais em dinheiro. E apreenderam também um gancho que era utilizado para retirar os envelopes dos caixas eletrônicos. Todos os cinco ocupantes do carro foram presos em flagrante.

Os investigadores também descobriram que os criminosos alugavam carros e saiam viajando pelo litoral aleatoriamente até determinar em quais os locais cometeriam os roubos. Durante o percurso passaram pelo Norte do país, passando pelos estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Eles foram presos enquanto estavam se deslocando para Cuiabá-MT.

Ainda segundo as investigações, após os crimes o dinheiro era dividido e o cheques eram depositados em contas de pessoas que recebiam cerca de 30% após as compensações, sobre os valores depositados.

A PF ainda não divulgou o nome dos envolvidos no esquema criminoso. As penas para eles podem chegar a 20 anos de reclusão. E poderão responder por furto, associação criminosa, lavagem de dinheiro.

O nome da operação foi sugerido em detrimento a forma que os criminosos praticavam os furtos. Eles utilizavam um gancho para poder pescar os envelopes depositados nos caixas eletrônicos.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet