Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

25/01/2024 | 11:13 - Atualizada em 25/01/2024 | 11:16

​MT fica de fora da lista vacinação da dengue

De acordo com a Secretaria, em janeiro deste ano, 671 casos foram notificados, sendo 549 tido como prováveis e 254 confirmados

TVMais News

​MT fica de fora da lista vacinação da dengue

Foto: Prefeitura de Dourados

Mato Grosso ficou de fora da lista dos estados que receberão doses da vacina contra a dengue, conforme anúncio feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). Até o dia 16 de janeiro deste ano, o estado registrou 254 casos confirmados da doença. Confrome dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em 2023, foram confirmados 925 casos.

De acordo com a Secretaria, em janeiro deste ano, 671 casos foram notificados, sendo 549 tido como prováveis e 254 confirmados. Além da dengue, foram confirmados sete casos de chikungunya, outra doença epidêmica que é transmitida pelos mesmos mosquitos vetores da dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, não há doses o suficiente para todos os estados, por isso, foram definidos critérios de priorização para a escolha dos municípios.

As doses vão ser entregues por ordem de prioridade -- onde há casos mais graves e em maior volume -- e em etapas. Ou seja, a imunização não começa de maneira uniforme.

Veja critérios:

O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.

Foram incluídos os municípios de grande porte -- que são aqueles com mais de 100 mil habitantes -- e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de "regiões de saúde".

Ao todo, foram incluídas mais de 500 cidades em 16 estados para a imunização, que começa em fevereiro. Veja a lista abaixo:

Acre - 11 cidades
Amazonas - 12 cidades
Bahia - 115 cidades
Distrito Federal
Espírito Santo - 20 cidades
Goiás - 134 cidades
Maranhão - 5 cidades
Minas Gerais - 22 cidades
Mato Grosso do Sul - 79 cidades
Paraíba - 14 cidades
Paraná - 30 cidades
Rio de Janeiro - 14 cidades
Rio Grande do Norte - 19 cidades
Roraima - 10 cidades
Santa Catarina - 13 cidades
São Paulo - 11 cidades
Tocantins - 14 cidades

O imunizante
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A Qdenga tem efeitos colaterais?

Os estudos clínicos mostraram que pode haver reações, geralmente, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram 1 a 3 dias.

Atenção: essas reações NÃO tornam o imunizante contraindicado se aplicado no público correto.

Foram relatadas com maior frequência:

dor no local da injeção (50%);
dor de cabeça (35%);
dor muscular (31%);
vermelhidão no local de injeção (27%);
mal-estar (24%);
fraqueza (20%); e
febre (11%).


G1
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet